quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Estão servidos?

Oi gente!

Meses atrás, achei interessante quando a minha Tutora Luciane postou no facebook que iria bebericar um clericot... Curiosa que sou, resolvi ir ao Sr. Google e descobrir o que seria a tal bebida.


Pois bem, segue abaixo artigo da colunista Adriana Grasso.

O Clericot é um drinque preparado com vinho, gelo e frutas que faz muito sucesso no México, no Uruguai, na Argentina e no Brasil. 

Existem várias versões sobre a sua origem. Uma delas sugere que seu verdadeiro nome era “claret cup” e foi inventado, em meados do século XIX, por funcionários ingleses que trabalhavam na administração colonial britânica na Índia.

Segundo relatos, o “claret cup” preparado pelos ingleses usava a seguinte proporção: para cada garrafa de vinho - que podia ser branco, rose ou tinto - eram adicionados doze cubos de gelo; uma laranja em rodelas; uma pêra fatiada; cascas de um pepino; uma dose de Maraschino; uma dose de Grand Marnier e um pouco de água com gás.

Quem está acostumado a beber Clericot na Argentina, ou até mesmo em restaurantes aqui no Brasil, pode achar essa receita um pouco estranha, mas o que acontece com esse drinque é que seus ingredientes diferem bastante de uma localidade para outra.

Aqui no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, o Clericot é feito geralmente da seguinte forma:

Ingredientes
1 garrafa de vinho branco
1 garrafinha de clube soda
1 dose de conhaque ou Cointreau
1 maçã
8 morangos
1 laranja
2 fatias de abacaxi
1 cacho de uva Itália sem semente
Açúcar
Gelo

Preparo
Fatiar todas as frutas e colocar em uma jarra. Juntar o conhaque ou Cointreau e bastante gelo. Completar a jarra com vinho branco e clube soda. Por último, acrescentar açúcar a gosto. Misturar tudo com uma colher e servir.

Na Argentina, é comum encontrar o Clericot preparado como indicado a seguir:

Ingredientes
1 garrafa de vinho branco, de preferência Torrontés
1 banana
1 laranja
1/2 maçã
1 e 1/2 pêssegos
Morangos a gosto
Suco de 1/2 limão
Açúcar
Gelo

Preparo
Descascar as frutas. Cortar as bananas em fatias e as outras frutas em pequenos cubos. Lavar os morangos e tirar o topo. Colocar todos os ingredientes em uma jarra, misturar e servir.

Dicas:

Uma dica para quem for adoçar o Clericot é, a princípio, usar um mínimo de açúcar e colocar mais aos poucos, até encontrar o ponto ideal.

Outra coisa importante é usar frutas frescas e vinho de boa qualidade.

O interessante de drinques como o Clericot é a possibilidade de mudar os ingredientes de acordo com as frutas disponíveis em cada estação do ano. O fato de as frutas não precisarem ficar em contato com o vinho antes de servir, faz do Clericot, em especial, uma opção fácil e rápida de preparar.

E você, está servido?

:)

3 comentários:

  1. Minha querida Mila,

    Muito obrigada pelo carinho!

    Óptimo fds também.

    Bj,
    Susie de Sonho.

    ResponderExcluir
  2. Então.... Maravilhoso não? É uma bebida simples e refrescante. Eu(a profi tutora Lu) adoro, principalmente no verão, pois é suave e refrescante, mas cuidado pra não ficar mais "bebada" que as frutinhas.....A gente vai bebericando, comendo as frutinhas docinha e já "eras"...rsrsrssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Susie, obrigado pelo carinho de tua visita!

    Oi Lu, que bom tua visita! Sei bem que gostas muito desta bebidinha, docinha, com frutinhas...

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito contente por você estar aqui e comentando... Responderei logo que possível!