quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Questão de liderança

Liderança, um conceito complexo...
 
Oi gente,
 
sinceramente acho que não posso ser muito certa da cabeça, estava lá no FB e dali a pouco leio um comentário de uma pessoa dizendo mais ou menos assim: "quero ser um líder no seu partido." Surtei, parei de navegar e fui desenvolver uma pesquisa sobre o tema pra embasar minhas idéias...  
 
[ amo essa minha vontade de aprender sempre e mais... ]
 
Bem, afora todas as questões envolvendo a dita questão... aquilo ficou martelando na minha cabeça: poxa, a gente não pede pra ser líder... a gente se DESCOBRE líder, se MOSTRA líder...
 
Fui atrás de uma entrevista dada por Andrea McAleenan, Ph.D em administração educacional na Claremont Graduate University, conforme fragmentos.  
[Lógico que existe uma literatura farta sobre liderança, inclusive mais atual.]

 
Você é um Líder, ou está em busca de se tornar um?
"Nem todos os que se esforçam para ser líderes têm condições de chegar lá, mas também não é verdade que a pessoa já nasce líder. Existem habilidades que podem ser aprendidas."

 
Você se considera carismático?
"Isso é carisma, paixão em expressar idéias. Na maioria dos casos não é uma característica crucial. Há vários estilos de liderança. É possível ser do tipo quietinho e conseguir que as suas idéias sejam implementadas por outras pessoas. Tudo depende do capital intelectual que o executivo possui."

 
Você se considera um incentivador?
"Cabe ao líder ser sensível e propiciar condições para que os funcionários tenham prazer com seu trabalho. Isso é tarefa do líder, não é só traçar estratégias e cobrar resultados."

 
Como você se vê?
"O estereótipo do chefe é aquele sujeito estressado, gordo, que fuma demais, que grita. Por que é tão difícil ser líder? Porque você precisa ter uma tremenda disciplina, muita perseverança e integridade. E tudo isso não é fácil." 


Como incentivar um filho na liderança?
"Respeitando suas necessidades, escutando o que ele tem a dizer e compreendendo as coisas com as quais ele se importa. Dessa forma, a relação de vocês vai dar condições a ele de fazer o mesmo nos relacionamentos profissionais que vier a ter. Seu filho vai aprender a ter respeito pela dignidade das pessoas, característica fundamental no verdadeiro líder."
 
Equipe mais perfeita de Pinguins
 
 
*Dicas
Entrevista completa Revista Exame.com: O líder já nasce líder?
 
Artigo bem legal de Carlos A. da Silva: LIDERANÇA.
 
Essa é uma dupla muito atrapalhada
 
#Permaneço com a minha convicção de que o líder se mostra, adquire ferramentas, se habilita, mas principalmente se descobre líder...
 
E vocês, o que pensam sobre a liderança?

:]

Um comentário:

Ana disse...

Eu acho que todos nós somos um pouco lideres, seja em casa ou no trabalho, porque nem sempre quem tem o estatuto tem a vocação. Mas nem todos conseguimos sê-lo nem fazê-lo, é preciso ser muito carismático, eu não dava!