quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Refletir para fazer a diferença na vida das crianças

[...]Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, “tu me amas” mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que “te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. 
(Jo 21.15)

O que leva alguém a ser consciente de sua responsabilidade com a nova geração é estar tomado de amor pelo Senhor Jesus. Quando o nosso coração estiver alinhado, em sintonia com o coração de Deus, quando O amamos, conhecemos Seus planos, Seus pensamentos, Seu perdão, Sua graça, Seu grande amor, Sua missão e Sua bondade, enfim, tudo que está no coração dEle passa para o nosso coração. Cuidar e apascentar “meus cordeiros” é para o pastor, para o missionário, para o líder, para todos os discípulos que amam a Jesus. Os cordeiros são os mais novos do rebanho, e eles necessitam do cuidado e um pastoreio de modo especial.

Os cordeiros e ovelhas são de Jesus, é o que Ele tem de mais precioso na Terra. Jesus deu tudo por eles, até Sua própria vida. Na plenitude dos tempos, Deus agiu em nosso favor, Ele se fez um de nós, se contextualizou a realidade humana e sofreu por nós. Jesus é a prova desse amor. Eu tenho no meu coração que8 Ele deve ter dito de uma forma bondosamente a Pedro essas palavras: “Cuide dos meus cordeiros”.

Em outras palavras é como se Jesus tivesse dito a Pedro da seguinte forma: “Sabe Pedro, eu te amo tanto, que confio a você aquilo que eu comprei com o meu sangue. O que tenho de mais precioso em todo o mundo é o meu rebanho, Simão, eu tenho tanta confiança em você, como sendo você uma pessoa que me ama sinceramente, que eu lhe faço um pastor de meus cordeiros”. (SPURGEON, 2016)

Quanto mais entendemos o amor de Deus por nós, mais podemos demonstrar amor pelos outros, formando uma geração que ama a Jesus.

A ênfase dos ensinamentos às crianças e adolescentes está muito, e porque não dizer totalmente relacionado ao amor dos pais, professores e líderes para com Deus. Como é relevante o ensino pautado no amor para a formação humana. O ensino de geração para geração é seguido pelo exemplo e obediência, com base no amor a Jesus.

Basta não ensinar para uma geração sobre Deus, para que outras gerações não O conhecerão.

Quando não leem a Bíblia, não oram, não se preocupam com sua vida espiritual.

Filhos são os discípulos dos pais. Muitas vezes nem percebemos que esses discípulos nos acompanham 24h por dia, sete dias por semana, em todo o tempo. Filhos são discípulos em potencial colocados sob a responsabilidade dos pais. O lar é o primeiro mundo de todos nós, e se reproduz no segundo, o que aprende no primeiro. Deus espera que os pais os preparem, que os pais projetem seus filhos nos alvos estabelecidos por Ele.

A missão do povo de Deus é levar as boas-novas a um mundo no qual as más notícias são deprimentes. Amar a Deus, ter convicção do que ensina, a tal forma que ensino esteja de fato enraizado em sua vida. Muitas vezes cuidamos tanto do barco e deixamos muitos dessa geração se afogar.

Perceba o amor e o zelo dEle para essa geração, registrada em Mateus 18.5-6: “”Quem recebe uma destas crianças em meu nome, recebe a mim. Mas a quem fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim seria melhor se lhe pendurassem no pescoço uma pedra de moinho e afundasse nas profundezas do mar”.

As crianças não são discípulos em espera, elas são discípulos em treinamento. Sabemos que religião muda a rotina das pessoas, mas somente Jesus pode mudar, transformar e salvar vidas. 

Essa nova geração é espiritual e precisa ser ministrada no espirito. O que recebemos no espirito é o que nos levar a crer. Que a evidência do aprendizado dessa geração esteja fundamentado na fé em Jesus, que os levará a vencer o mundo, crendo que Ele é o único caminho. 

A alegria de um discípulo amoroso é trabalhar por Jesus Cristo, e dentre as formas mais altas dessa missão celeste está o cuidar de cristãos novinhos, procurando edificá-los no entendimento e na compreensão, para que saibam que Só Jesus Cristo Salva.

Creia que assim será com a nova geração de discípulos, eles sairão para todos os cantos deste mundo compartilhando o que está em João 14.6: “Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.

Márcia Alves Doneda Fagundes
https://convencaobatista.com.br/siteNovo/pagina.php?ART_ID=592

Trechos do Artigo publicado originalmente no site da Convenção Batista Brasileira em 2021; para ler na íntegra acesse o endereço acima.

MilaResendes 

Nenhum comentário: