quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Minha Cidade #TRADIÇÃO

Estive pensando sobre a diversidade de pessoas que visitam o blog e que seria interessante montar uma série revelando peculiaridades da cidade onde moro: #Gravataí.
Afim de encantar e fazer com que tenham vontade de conhecer mais sobre a minha cidade vou iniciar a série com uma das melhores estrelas: o Grupo de Danças do CTG Aldeia dos Anjos.

Sei que o video é meio extenso, M A S vale muito a pena é lindo! Observem as coreografias e principalmente os figurinos... Juro, só assistindo para ver! rsrsrsrs


Separei também uma entrevista que as gurias do CTG fizeram para o site Kazuka de POA:

Gurias lindas com cabelos a la Amy Winehouse, make com cílios postiços, vestidos prateados e homens dançando com leques vermelhos. Mais um clipe bombástico da Lady Gaga? #Not! Trata-se de alguns detalhes da indumentária usada pela invernada do CTG Aldeia dos Anjos.

Gurias da invernada

Sem lembrar em nada aquela imagem idealizada da dama dos pampas com seu vestido de chita, flor no cabelo e chimarrão em punho, as prendas de Gravataí provam que tradição e moda combinam muito bem e desmistificam a figura arcaica idealizada pela maioria dos gaúchos. #Cristine Flores dança no Aldeia desde 2008 e revela os segredos das prendas mega antenadas nas principais fashion weeks do mundo: 

 
— Toda indumentária, penteados, maquiagem e uniforme (traje usado antes e depois das apresentações) são criados por nós mesmas. Depois de uma vasta pesquisa e adaptação do que queremos, os desenhos passam por uma aprovação do MTG (Movimento de Tradições Gaúchas). Estamos sempre procurando informações em revistas, blogs e ligadas em tudo que está na moda. Uma costureira especializada nos ajuda, mas buscamos sempre cores usadas nas coleções primavera/verão. Para o cabelo, este ano estamos pensando em algo com tranças. 

Levando o nome do Estado ao Mundo
Em 2009, embalados pela turnê feita na #China, o grupo encantou e causou alvoroço entre os tradicionalistas. Repetindo o frisson de 2006, quando as prendas sapatearam — passo restrito ao peão —, os homens dançaram com leques (acessório feminino). O tom prata (tonalidade inédita e que, até então, era proibida pelo MTG) do vestido também foi novidade.
Apresentação 2010 no Theatro São Pedro - RS

“Perto ou Longe do Pago, Sempre Gaúcho”
Saiba mais sobre a história do CTG Aldeia dos Anjos:

Glossário gaúcho:
gurias - garotas, moças
POA - Cidade de Porto Alegre/RS
indumentária - roupa, traje 
invernada - grupo de danças
chita - tipo de tecido rústico

Um comentário:

Nataly disse...

Vale a pena assistir ao vídeo mesmo! Adorei as roupas, a coreografia, tudo!
Falando em roupas, as roupas da "Gurias da invernada" são lindas! *-*