quinta-feira, 23 de março de 2023

Cap. 4, Firmes por Randy Alcorn

"Você se torna aquilo que resolve contemplar. Contemple a Cristo, você se tornará semelhante a ele. Contemple a superficialidade e a imoralidade, e será previsível o que você se tornará."

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).

"Cada dia, nos tornamos alguém; a pergunta é: quem? O autor Jerry Bridges, ouvindo-me dizer isso, contou-me que Dawson Trotman, fundador de The Navigators, costumava dizer: “Você será aquilo que está se tornando agora”."

"As Escrituras falam sobre esse processo de desenvolvimento do caráter: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Co 3.18)."

"Se os seus olhos estão fixos em qualquer outra pessoa, exceto Jesus, você não terá capacidade de suportar o criticismo. Jesus disse: “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim” (Jo 15.18). Há grande liberdade em ser capaz de aceitar o fato de que algumas pessoas nunca gostarão de você, porque as suas crenças ofendem-nas. Você pode conversar com elas e orar por elas, sem anelar sua aprovação ou necessitar dela . Paulo disse: “Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1.10). Jesus é a nossa única audiência. O seu tribunal de juízo é o único perante o qual nos importa comparecer. Devemos anelar ouvi-lo dizer: “Muito bem, servo bom e fiel”."

"Se você insiste em ser respeitado e elogiado, na sociedade e na igreja, você se afastará não somente da causa, mas também de seu Senhor. Jesus disse: “Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós” (Jo 15.20)."

"Paulo orou para que os cristãos fossem “fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua [de Deus] glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao Pai” (Cl 1.11-12). Somos chamados a uma vida de perseverança capacitada por Cristo e acompanhada pelo dar graças com alegria."

"Se você não guardar seu coração dos valores do mundo, se conformará ao mundo (Rm 12.1-2). Conformar-se ao mundo exige tanto esforço como o descer uma correnteza. Ser transformado pela renovação da mente é nadar para cima, contra a correnteza. Renovar a mente exige esforço deliberado e consciente. Você se tornará o produto daquilo em que resolve se deleitar e meditar. O Salmo 1 contém uma fórmula poderosa para a perseverança: “Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”."

"Tiramos de nossa meditação as nossas sugestões de comportamento e de atitudes. Nesta semana, serei moldado pelas comédias situacionais, óperas, jornais ou serei moldado por Isaías, Lucas, A. W. Tozer, Charles Haddon Spurgeon? Depende de como resolvo gastar meu tempo. Salmos 1 afirma sobre aquele que medita continuamente na Palavra de Deus: “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha”. As árvores não escolhem onde serão plantadas, mas nós escolhemos. Determinamos quais serão nossas fontes de alimento, que, por sua vez, determinarão se produziremos frutos ou murcharemos." 

"O segredo da espiritualidade é o desenvolvimento de pequenos hábitos, tais como ler a Bíblia, memorizar as Escrituras e orar. Colocando um pé à frente do outro cada dia, nos tornamos o tipo de pessoa que cresce e persevera, em vez de murchar e desfalecer."

"O segredo do domínio próprio é a disciplina, que produz um longo registro de pequenas escolhas pelas quais nos rendemos ao Espírito de Deus, resultando em novos hábitos e estilo de vida." 

Trechos livro Firmes, John Piper e Justin Taylor,  cap. 4 por Randy Alcorn.

*pequenos cartões de Páscoa que estou "bordando" em papel... logo falei mais sobre eles.

MilaResendes 

Nenhum comentário: