sábado, 29 de abril de 2023

Busque o Reino e as demais coisas lhe serão acrescentadas...

"Deus não precisa ser informado de nossas necessidades, pois foi ele mesmo quem as colocou em nós quando nos criou. 
É fascinante pensar que essas necessidades são tão humanas que o próprio Deus Filho as teve quando se encarnou. 
Ele sentiu fome (Mateus 4:2); 
sede (João 4:7; João 19:28); 
cansaço (João 4:6); 
sono (Mateus 8:24); 
e desejo de estar na companhia de amigos (Mateus 26:38; Lucas 22:15)."

"No entanto, o Senhor não apenas supre aquilo de que necessitamos, mas espera que nós, como seus seguidores, façamos o mesmo: 

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. [...] Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mateus 25:34-36,40)."

"O versículo de Mateus 6:24 é a chave para ler todo o trecho que vai do 25 ao 34. 
Está escrito: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro; ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.” 

"O Dinheiro, assim, com D maiúsculo, é apresentado por Jesus como um deus alternativo, como um dos ídolos que mencionamos no capítulo 3.
Trata-se de um ídolo muito poderoso, pois ele não apenas dá uma sensação de felicidade e segurança: ele realmente compra segurança e bem-estar. 
A própria Palavra afirma que os ricos acumulam sua riqueza ao redor de si como se fosse uma cidade fortificada, dando-lhes segurança (Provérbios 18:11)."

"Em vez de correr atrás dessas coisas, Jesus deixa outra coisa para fazermos: 
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (v. 33).

"E o que é esse Reino de Deus?
“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17). 
O Reino de Deus trata de promover “justiça, paz e alegria” ao nosso redor; muitas vezes usando nosso dinheiro para esse fim. 
Refeições, roupas e casas são, na verdade, ministérios da nova criação, dados a nós por Deus. 
Nas mãos dos ministros da reconciliação — ou seja, nós mesmos, designados por Cristo para levar as pessoas a se reconciliarem com ele (2Coríntios 5:18)."

"Buscamos o Reino de Deus não quando deixamos de comer para ficar jejuando, ou não compramos uma roupa nova para comprar uma Bíblia nova, mas quando empregamos nossas riquezas para expandir seu Reino na terra, alimentando os famintos, vestindo os que estão nus, construindo casa para os desabrigados e assim por diante. 
Deixamos de lado a preocupação com nossas próprias necessidades, porque o Senhor é quem se encarregou de supri-las, e nos tornamos mãos e pés de Deus para suprir as necessidades dos outros. 
E à medida que atendemos os necessitados, “todas essas coisas nos são acrescentadas.” Fomos criados para viver mais do que o aqui e agora."

 “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:12-13). Jesus diria: “Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam” (Mateus 6:19). 

"São pensamentos que estão totalmente na contramão da mentalidade pós-moderna de fartura e consumismo. 
Para reformar a mente, precisamos mais do que parar de consumir tanto (embora esse seja um bom começo); temos de procurar em Deus e em seu Reino a segurança e felicidade que os bens terrenos prometem nos dar."

"Consuma mais e mais de Cristo! 
Jesus pegou nossa ambição carnal por possuir coisas e quebrou-a na cruz. 
Somos livres dos laços do dinheiro e do consumo." 

 “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu” (2Coríntios 12:2). 

"Ele (Paulo) parece estar falando de um outro homem, mas a maioria dos estudiosos entende que esse tal homem é o próprio Paulo. 
O apóstolo não usa nenhum versículo falando do que encontrou nesse terceiro céu, mas sim muitas palavras para explicar que as revelações que teve poderiam ser motivo de vanglória. 
Deus também sabia disso, então: 
"Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim (2Coríntios 12:7-9)."

"Paulo também não explica muito bem o que seria esse espinho na carne, mas deveria incomodar muito, porque ele pediu para Deus removê-lo não uma, mas três vezes! 
Talvez fosse, inclusive, um grande empecilho para Paulo realizar o próprio ministério que Cristo lhe havia confiado. 
Porém, o Senhor sabia que o “desejo gospel” de Paulo, de ficar sem o espinho para servir melhor, poderia levá-lo a cometer pecado terrível: levá-lo a se exaltar por causa das grandes revelações que recebera em primeira mão."

"Esta é uma dica milenar, deixada pelo homem mais rico e sábio que o mundo já viu: Salomão. 
Ele escreveu: 
“Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações” (Provérbios 3:9)."

"O conselho de Salomão é claro: “Honre o Senhor com todos os seus recursos.” 
Tudo o que possuímos deve ser usado para a glória de Deus e expansão do seu reino; de outro modo, estará sendo usado para trazer glória a outro deus e expandir a outro reino."

"Ele (Deus), em sua graça, permite que usufruamos do muito que ele nos dá; o próprio fato de poder aproveitar do fruto do trabalho é bênção de Deus, como escreveu Salomão: 

“E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém, e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus” (Eclesiastes 5:19)."

Trecho do livro Desconforme-se, de Richarde Guerra. 

MilaResendes 

Nenhum comentário: