sexta-feira, 21 de abril de 2023

O arco-íris, o sinal da nova aliança

"A terra está entregue ao homem que desde então a tem governado rudemente. Sob seu fardo "toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora". (Romanos 8:22)

"Como sinal de Sua aliança, Deus põe nas nuvens o arco-íris. A sua aparição é ainda hoje, quando de uma repentina chuva, o sinal da graça de Deus e a recordação da promessa: "o arco estará nas nuvens... Disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança estabelecida entre mim e toda carne sobre a terra" (Gênesis 9, 16-17)"

"O mesmo ocorre com o cristão, no sentido espiritual. Em meio a todas as tempestades da vida aqui na terra, ele tem o privilégio de, pela fé, elevar os seus olhos para o Deus eterno, sim, para um Deus que é fiel às Suas promessas. 
A presença de Cristo à destravou de Deus (Hebreus 9:12, 10:12) fala uma linguagem mais forte que o arco-íris: para o filho de Deus, ela é uma constante lembrança de um juízo ainda mais terrível que o dilúvio, e do qual ele escapou para sempre."

"Por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança (Hebreus 7:22)

Devocional Boa Semente 2004
www.literaturacrista.com.br

Mais sobre a nova aliança, o chamado dispensação da graça:

"Enquanto o evangelho da salvação em Jesus é uma boa notícia (é isso, aliás, que significa a palavra evangelho: “boa notícia”), ele também implica uma série de notícias que podemos considerar ruins do ponto de vista humano: 
Preciso ser salvo porque estou perdido; 
Preciso ser salvo porque não posso salvar a mim mesmo. 
Preciso ser salvo por que estou na mira da ira de Deus por causa do meu pecado, e não tenho condições de resolver isso."

"O apóstolo Paulo apresenta essas “más” notícias em um trecho de sua carta aos Efésios: "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo [...]. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira [de Deus]." (2:12a,3b) Feche os olhos e pense um pouco na implicação disso na sua vida. Baseado apenas em suas atitudes, quem é você diante de Deus? 
Pense em pessoas que causaram mal a você, à sua família, à sua cidade, ao seu país, ao mundo inteiro ― criminosos, genocidas, ditadores. 
Diante de Deus, você (por conta própria) está em pé de igualdade com eles, não pelos pecados que cometeu, mas porque nem você e nem eles podem salvar-se a si mesmos. 
“Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira”. 
Conseguiu perceber por que essa mensagem é impopular? 
Ninguém quer ser considerado ruim. 
Todos nós cremos piamente que somos gente boa e que merecemos as coisas legais que acontecem conosco; e se elas não acontecem, acreditamos que deveriam acontecer. 
De maneira natural, o ser humano não consegue aceitar sua perdição e necessidade de ser salvo. É isso que significa “estar morto espiritualmente”. 
É muito duro você reconhecer que é um fracassado, e que precisa de ajuda para limpar a sua própria sujeira. 
Porém o Espírito deixa bem claro em sua Palavra que estamos todos no mesmo barco. Toda a raça humana está confinada num transatlântico que vai rio abaixo em direção à uma forte corredeira. Triste, né? Mas é a verdade, inclusive para mim e para você. 
Porém, é nesse contexto de desespero que chega a boa notícia do evangelho: "Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida em Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões ― pela graça vocês são salvos." (vs. 4-5)"

"É importante compreender que o evangelho não gira em torno de nós, mas em torno de Cristo, porque foi ele quem nos livrou da ira do Senhor, quem pagou o preço pelos nossos pecados (morrendo por nós), quem nos reconectou com o Pai e ainda nos concedeu todas as bênçãos que alcançou por sua obediência. 
O evangelho anuncia, sim, o amor de Deus por nós, mas este amor não pode, de modo algum, estar desassociado da pessoa e da obra de Cristo. Muitos pregam o evangelho como sendo apenas a verdade de que Deus nos ama. Isso é real, mas é só metade da história. O amor de Deus não é oferecido separadamente do sacrifício de Cristo..."

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie." (vs. 89) 

"Assim, Jesus tem de ser o centro da nossa nova vida, porque ela depende totalmente dele. Ele vive em seu coração, e você vive no coração dele."

Trecho do livro Descomplique-se, de Richarde Guerra.

MilaResendes 

Nenhum comentário: