terça-feira, 5 de setembro de 2023

O fim; trecho A Cruz do Rei, Timothy Keller

"Mas Jesus está dizendo a Pedro e a todos nós:" 

“Meu reino não é deste mundo. 
É completamente diferente. 
É deste modo que vou mudar as coisas: colocarei os outros em primeiro lugar, antes de mim mesmo. 
Amarei meus inimigos. 
Servirei e me sacrificarei pelos outros. 
Não vou pagar o mal com o mal; vou vencer o mal com o bem. 
Abrirei mão de meu poder, de minha vida. 
Fragilidade, pobreza, sofrimento e rejeição passarão a figurar no topo da lista. 
Minha revolução será feita sem a espada; será a primeira revolução verdadeira”.

"Nas duas alusões bíblicas que Jesus faz aqui (ao “Filho do homem”, de Daniel 7.13 e ao fato de que se assentaria “à minha [de Deus] direita,” de Salmos 110.1), o Messias vem como juiz. 
Todos os que estavam presentes naquele local — todos os líderes do Sinédrio — sabiam quem era o Filho do homem. 
Em Daniel 7, o Filho do homem vem do trono de Deus para a terra, nas nuvens do céu, para julgar o mundo. E as nuvens do céu não são as mesmas que as nuvens da terra, mero vapor d’água. As nuvens do céu são a glória shekinah, a própria presença de Deus. 
Portanto, ao responder do modo como fez, Jesus está dizendo:
“Virei para a terra com a própria glória de Deus e julgarei o mundo inteiro”. 
É uma declaração surpreendente, uma alegação de divindade."

"Pela escolha de texto que fez, Jesus está deliberadamente nos forçando a ver o paradoxo. 
Houve uma enorme inversão. 
Ele, juiz sobre o mundo inteiro, está sendo julgado pelo mundo. 
Ele deveria estar na cadeira do juiz e nós no banco dos réus, aprisionados em correntes. 
Tudo está de ponta-cabeça."

"Embora Marcos não faça referência explícita ao cumprimento da profecia, as palavras que escolhe nesta passagem demonstram que ele estava pensando no Salmo 22:" 

"Todos os que me veem zombam de mim, mexem os lábios e balançam a cabeça, […] Como água me derramei, e todos os meus ossos se deslocaram; meu coração é como cera, derreteu-se dentro de mim. […] Pois cães me rodeiam; um bando de malfeitores me cerca; perfuraram-me as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham, ficam a me observar. Repartem entre si minhas roupas e tiram sortes sobre a minha túnica"
(Sl 22.7,14,16-18)." 

"Imagine o que os seguidores de Jesus sentiram quando presenciaram essa cena em volta da cruz, enquanto assistiam à crucificação do homem que tinham seguido por anos. 
Ali estava um homem que acalmara tempestades, banira enfermidades, e vencera a morte pelo poder miraculoso de suas palavras. 
Ali estava um homem que, menos de uma semana antes, fora recebido como um rei em Jerusalém. 
Ali estava o Cristo. 
Como isto podia estar acontecendo?"

“Chegada a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até a hora nona.” 

"A hora sexta era o meio-dia; a hora nona, três da tarde. 
Portanto, do meio-dia às três da tarde, enquanto Jesus morria, a terra estava totalmente em trevas."

"As trevas de que falamos tinham um caráter sobrenatural." 

"Na Bíblia, a presença de trevas durante o dia é um reconhecido sinal de ira e julgamento divinos. 
O exemplo máximo desse fenômeno são as trevas que caíram sobre o Egito, a penúltima praga da época da primeira Páscoa (Êx 10.21-23)."

"E ele diz: 
“Deus meu! Deus meu!” 
A linguagem revela intimidade. 
Biblicamente falando, “Deus meu” é uma forma de se dirigir a Deus usada na aliança. 
Foi a forma que Deus disse que alguém poderia chamá-lo, se essa pessoa tivesse com ele um relacionamento pessoal. 
“Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus” 
(Êx 6.7)."

"As trevas espirituais — voltar as costas para Deus, a verdadeira luz, e fazer de qualquer outra coisa algo mais importante do que ele — levam inevitavelmente da desorientação à desintegração. 
E, exceto pela intervenção divina, estamos todos mergulhados em trevas espirituais. 
Vivemos todos girando em torno de algo que não é Deus. 
E somos incapazes de mudar o curso de nossa vida, pois de forma inevitável buscamos acima de tudo glorificar a nós mesmos e não a Deus. 
Portanto, estamos em uma trajetória de vida fadada a desintegrar-se."

"Essa trajetória, porém, não terminará no fim de nossa vida. 
Quando voltar, Deus julgará toda ação, pensamento, desejo — tudo que nosso coração um dia sentiu. 
E, se houver nele alguma coisa imperfeita, não poderemos permanecer na presença de Deus. 
E estar fora da presença de Deus, que é toda luz e verdade, significa a mais completa escuridão e a eterna desintegração do ser."

"Os profetas da Bíblia descrevem esse dia do julgamento final:" 

"E já vem o dia do SENHOR, dia horrível, com furor e ira ardente, para destruir a terra e dela exterminar os seus pecadores. As estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz. O sol escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz. …acabarei com a arrogância dos orgulhosos e abaterei a soberba dos cruéis. […] Portanto, farei estremecer o céu, e a terra se moverá do do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos e por causa do dia da sua ira ardente."
(Is 13.9-13). 

"O SENHOR jurou pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras. Não estremecerá a terra por causa disso? Não chorará todo aquele que nela habita? Certamente toda esta terra estremecerá por causa disso? Não chorará todo aquele que nela habita? Certamente toda esta terra se levantará como o Nilo, será agitada e diminuirá como o Nilo do Egito. Naquele dia, diz o SENHOR Deus, farei com que o sol se ponha ao meio-dia e cobrirei a terra com trevas em pleno dia. Transformarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos, em lamentos." (Am 8.7-10)."

"No momento em que Cristo morreu, esse espesso véu se rasgou em dois.
O véu rasgou-se de alto a baixo, justamente para deixar claro quem fizera aquilo. 
Foi o modo de Deus dizer: 
“Esse sacrifício acaba com todos os demais, e o acesso a Deus agora está livre”
Agora, depois da morte de Cristo, todo aquele que nele crer pode ver a Deus, relacionar-se com ele. 
A barreira que nos separava de Deus caiu por terra. 
Nossa trajetória foi reorientada para Deus, de forma permanente. 
E isso somente é possível porque Jesus pagou o preço por nosso pecado. 
Todo aquele que crê agora pode entrar. 
Para certificar-se de que entendemos esse ponto, Marcos imediatamente nos mostra a primeira pessoa que teve acesso a Deus: o centurião. 
Sua confissão — “É verdade, este homem era o Filho de Deus!” — é significativa. 
Por quê? Porque a primeira linha do primeiro capítulo de Marcos faz referência a “Jesus Cristo, o Filho de Deus”
Até esse ponto no Evangelho de Marcos nenhum ser humano tinha percebido isso." 

"Se ouvirmos com atenção Jesus clamar — “Deus meu! Deus meu! Por que me desamparaste?” — seremos capazes de contemplar a mesma beleza, a mesma ternura. 
Se virmos Jesus abrindo mão do infinito amor do Pai pelo infinito amor que tem por nós, isso derreterá a dureza do nosso coração. 
Não importa quem nós sejamos, isso abrirá nossos olhos e destruirá a escuridão que nos cerca. 
E por fim seremos capazes de voltar as costas para coisas que dominam nossa vida, que nos viciam e nos afastam de Deus. 
A escuridão de Jesus pode dissipar e destruir a nossa, de modo que, em lugar de dureza, escuridão e morte, tenhamos ternura, luz e vida."

"Se não crermos no evangelho, podemos até mesmo chorar de alegria com o final feliz de algumas histórias inspiradoras, mas esse encantamento logo desaparecerá, pois nossa mente nos dirá que “a vida real não é desse jeito”. 
No entanto, se crermos no evangelho, então nosso coração vai ser pouco a pouco restaurado, mesmo enquanto enfrentamos os momentos mais negros, pois sabemos que, por causa de Jesus, a vida é desse jeito, sim. Então, mesmo nossa dor e a discatástrofe que conhecemos serão engolidas pela graça miraculosa dos propósitos de Deus."

“A morte foi engolida pela vitória. […] Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” 
(1Co 15.54,57). 

"O teólogo Robert W. Jenson argumentou, em um famoso artigo, que nossa cultura está em crise porque o mundo atual “perdeu sua história”."

"Houve um tempo em que acreditávamos que a vida tinha um propósito, que havia algo por que viver, e que havia esperança de uma solução para o sofrimento do mundo." 

"Hoje, muitos dizem que nada disso é verdade. 
Contudo, Marcos nos deixou a história de Jesus e afirmou que essa é de fato a verdadeira história do mundo: 
Jesus, o Rei, criou todas as coisas em amor. 
Em suas mãos estão o poder e a beleza para ver sua visão para o mundo chegar ao seu glorioso final, desfazendo tudo aquilo que fomos capazes de fazer para prejudicá-la. 
Para que isso se realizasse, ele tinha que vir e morrer por essa causa. 
Depois de três dias ele ressuscitaria; e um dia voltará para inaugurar uma nova criação."

"O evangelho é a história definitiva que mostra a vitória nascendo da derrota, a força emergindo da fraqueza, a vida emergindo da morte e a salvação brotando do abandono. 
E por ser uma história verdadeira verdadeira, ela nos dá esperança, pois sabemos que a vida é de fato desse jeito. 
Ela pode ser também a sua história. 
Deus criou você para amá-lo acima de todas as coisas, mas o perdeu. 
Ele voltou para buscá-lo, mas teve que ir para a cruz para fazer isso. 
Ele absorveu a sua escuridão para que um dia você finalmente possa, de forma deslumbrante, tornar-se verdadeiro e tomar assento no divino banquete eterno."

Trechos do livro A Cruz do Rei, Timothy Keller. 

Amém 🙌🏼  eu creio! 
Declare Jesus seu Senhor e Salvador.
Coloque-se nas suas mãos.
Declare. Declare. Declare.

MilaResendes 

Nenhum comentário: