terça-feira, 11 de outubro de 2022

Proclamar o Evangelho de Cristo

"Recapitulando os nossos pensamentos sobre Romanos 10, o pressuposto teológico por trás da convicção missionária de Paulo é que Cristo é o cumprimento de tudo o que o Antigo Testamento apontara para o futuro. Antes de Cristo, a fé era focalizada sobre a misericórdia de Deus para perdoar pecados e cuidar de seu povo. Quando a revelação progrediu, a fé pôde mover-se mais facilmente do sacrifício de animais para aquele que foi prometido para levar sobre si todos os pecados em Isaías 53. Mas, quando Cristo veio, toda fé estreitou o foco somente sobre ele, como aquele que adquiriu e garantiu todas as esperanças do povo de Deus. Do tempo de Cristo em diante, Deus deseja honrar a Cristo, fazendo dele o único foco da fé salvadora. Portanto, as pessoas devem invocá-lo, crer nele, ouvir sobre ele e serem enviadas como mensageiras da “palavra de Cristo”.

Agora, com a vinda de Cristo, há uma mensagem que tem poder de salvar (Rm 1.16; lTs 2.16; ICo 15.2), produzir fruto (Cl 1.6) e triunfar (2Ts 3.1) e é a missão de Paulo e de todos os seus herdeiros pregar essa mensagem às nações. “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria [ou falsa religião], aprouve a Deus salvar os que creem, pela loucura da pregação” (ICo 1.21).

Por intermédio da pregação de Paulo, Deus está, agora, fazendo a obra soberana que ele “deixou passar” por longos anos durante os “tempos da ignorância”. Ele está levando os gentios à fé, de acordo com seu plano pré- estabelecido. Ele está abrindo seus corações para o evangelho (At 16.14), concedendo-lhes o arrependimento (At 11.18) e purificando seus corações pela fé (At 15.9). Antes desse tempo de privilégio do evangelho, essas coisas não foram possíveis, pois Deus estava permitindo que as nações seguissem seu próprio caminho (At 14.16). Mas, agora, um grande movimento está a caminho para reunir um povo entre todas as nações para o seu nome e o próprio Deus está ativo no ministério de seus mensageiros para santificar um povo para si mesmo.

Um novo dia veio com Jesus Cristo. O povo de Deus está sendo edificado de tal modo que não virá mais a falhar em sua tarefa de alcançar as nações. Nesse novo dia, Deus não permitirá que o seu povo negligencie sua missão e que as nações sigam seu próprio caminho. Ele está estabelecendo uma igreja “para que os demais homens busquem o Senhor”. E ele agora congraçará todos aqueles entre as nações que são chamados pelo seu nome! É a sua nova obra! Todos aqueles que foram predestinados serão chamados (Rm 8.30). Todos os que foram pré-determinados para a vida etema crerão (At 13.48). Todos os que foram resgatados serão reunidos dentre todos os povos sob o céu (Ap 5.9). O próprio Deus é o principal agente desse novo movimento e ele tomará um povo para o seu nome entre as nações (At 15.14).

Deus em Cristo é o poder por trás dessa missão. Ele destinou seu povo para a vida (At 13.48) e o resgatou, dando sua vida por ele (Jo 10.15; Ap 5.9). Agora ele está comissionando mensageiros cheios do Espírito para pregar a esse povo (Rm 10.15; 1.5), falando por meio desses mensageiros com poder (Lc 12.12; 21.15; lTs 2.13), chamando, eficazmente, os perdidos à fé (ICo 1.24; Rm 8.30) e guardando-os com seu poder (Jd 24).

Logo, a igreja é impelida a se envolver com o Senhor da glória em sua causa. Charles Hodge está certo quando afirma que “a pergunta solene, implícita na linguagem do apóstolo, ‘como podem crer sem um pregador?’, deveria soar dia e noite nos ouvidos das igrejas”. E nosso privilégio indescritível marchar com ele no maior movimento da História - a reunião dos eleitos “de todas as tribos, línguas, povos e nações”, até que a plenitude dos gentios entre e todo o Israel seja salvo e o Filho do Homem desça com poder e grande glória como Rei dos reis e Senhor dos senhores e a terra fique cheia do conhecimento da sua glória como as águas cobrem o mar para todo o sempre. Então a supremacia de Cristo será manifesta a todos e ele entregará o reino a Deus Pai, que será tudo em todos."

Trecho do livro Alegrem-se os povos, John Piper.

Amém Jesus, eu Creio! 

MilaResendes 

Nenhum comentário: