domingo, 9 de outubro de 2022

Trecho livro Alegrem-se os povos, John Piper

"Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso!" Salmos 104:1

"a ressurreição de Cristo é a resposta à miséria humana universal, que é a morte. Adão é o cabeça da velha humanidade, marcada pela morte. Cristo é o cabeça da nova humanidade, marcada pela ressurreição. 

Os membros dessa nova humanidade são “os que são de Cristo” (v. 23). Cristo não é uma divindade tribal relacionada meramente aos infortúnios de um grupo. Ele é oferecido como resposta de Deus ao problema universal da morte. Aqueles que alcançam a ressurreição dos mortos conseguem-na por meio de Cristo. 

"Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem."  (1 Timóteo 2.5)

A obra de Cristo corresponde ao seu papel como único Mediador no universo entre Deus e o homem. 

"Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdote; e reinarão sobre a terra."  (Apocalipse 5.9-10)

 Todo o livro de Apocalipse retrata Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores (17.14; 19.16)- o governador universal sobre todos os povos e poderes. Apocalipse 5.9 mostra que ele comprou para si um povo de todas as tribos e línguas do mundo. Sua redenção é o meio pelo qual homens e mulheres de todas as culturas tomam-se parte do seu reino. (Veja Jo 11.51-52) 

"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Atos 4.12)

A obra de Cristo não é mencionada aqui explicitamente, mas a universalidade do seu nome como o único caminho para a salvação implica que tudo quanto ele fez para ganhar a salvação para o seu povo (a saber, derramar seu sangue, At 20.28) tem significação universal. Não há outros meios pelos quais uma pessoa em outra religião possa ser salva. Se alguém for salvo, será pelo nome de Cristo. 

"Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé."  (Romanos 3.23-25) 

Romanos 3.9-20 estabelece que todos os humanos - judeus e gentios - estão sob o poder do pecado e ficarão mudos perante o julgamento de Deus. Portanto, a morte de Cristo é apresentada como uma resposta a esse problema universal do pecado. Este não é um entre os muitos meios pelos quais Deus lida com o pecado. É a base do modo pelo qual Deus justifica qualquer pecador."

Trecho do livro Alegrem-se os povos, John Piper 

Que mensagem importante para todos nós, que o Espírito Santo guie sua leitura... 

MilaResendes 

Nenhum comentário: