domingo, 17 de julho de 2011

Domingo é dia de ... PEIXE!

Oi pipol,

não sei se já comentei, mas sou filha de pais *catarinas (nascidos no Estado de Santa Catarina) e quem sabe influenciada por essa genética, aqui em casa TODOS amamos comer peixes e frutos do mar.

Saliento essa predileção, pois quem conhece os *gaúchos (nascidos no Estado do Rio Grande do Sul) onde moramos, sabe do gosto por churrasco de costela de gado.

A OMS preconiza que cada pessoa deve ingerir em média 12kg de peixe ao ano, mas acredito que ultrapassamos essa recomendação. Não existe dia específico para comer peixe, basta termos para estarmos comendo.

Por que estou dizendo tudo isso? Porque N. retornou de Joinville na quinta-feira e me trouxe camarões e filés de panga (peixe de carne branca, ótimo para quem está com o ácido úrico elevado)...

E hoje, será um dia de peixe! E resolvi dividir com vocês uma receita que adoro, e que espero que gostem!!
*depois me contem como foi...


foto meramente ilustrativa

Peixe assado ao forno com legumes

Ingredientes:
- Peixe da sua escolha (eu particularmente uso o filé panga)
- tempero a gosto (sal, alho, pimenta, molho shoyo, molho inglês, ...)
- pimentão (amarelo, vermelho, verde)
- tomate
- cebola
- salsa, alecrim
- azeitona roxa


Modo de preparo:
- Tempere o peixe de acordo com o seu gosto e deixe descansar por uns 20 minutos;
- Coloque um filete de azeite numa forma e assente os filés, acrescente os vegetais cortados em rodelas por cima do peixe e leve ao forno por aproximadamente 40min.;
- Decore com a salsa, o alecrim e as azeitonas e sirva ainda quente;

Importante:
- Não determinei as quantidades pois depende do número de pessoas, eu utilizo a conta de dois filés por pessoa; os vegetais idem, depende do seu gosto pessoal, pode substituir os vegetais de acordo com a sua preferência; gosto de servir com arroz branco e salada de rúcula.
- Para acomparnhar eu particularmente gosto de vinho tinto seco, agora fica novamente à sua preferência...


Gente, cozinha é laboratório de sabores, portanto, o importante mesmo é se divertir testando gostos e texturas; faça a receita, ou invente a sua receita, mas faça um esforcinho pra consumir peixes.

E os camarões? Ah, essa é uma próxima história...
Benefícios ao ingerir peixes: O peixe é uma adição maravilhosa a qualquer dieta saudável. Geralmente o teor de gordura é baixo, fazendo dele uma ótima opção de proteína. A gordura que contém parece ser uma promessa de cura e prevenção de doenças. Os ácidos graxos ômega 3, são extremamente bons para o seu coração. Reduzem as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando os coágulos de sangue que podem levar a um infarto ou a um derrame. Eles também reduzem os níveis dos triglicerídeos. Ajudam a evitar os batimentos cardíacos irregulares (arritmias), estabilizando a atividade elétrica no coração. Os ômega 3 também se apresentaram como uma promessa de alívio dos sintomas da artrite reumatóide por causa das suas propriedades antiinflamatórias. Acrescentar peixe ao cardápio de duas a três vezes por semana é a sugestão para uma dieta mais saudável. Mais informações aqui.


:) O blogger deveria ter postado em 17/07 (domingo)

3 comentários:

cerise disse...

Sou péssima na cozinha, por isso nem vou tentar haha mas AAAMO peixe <3

Ana disse...

Adoro peixe e a carne nunca foi a minha preferência, a de porco ainda vai mas de vaca não gosto (quando o meu cunhado faz os famosos churrascos de picanha a minha irmã nunca se esquece de comprar uns bifinhos de peru para mim:)
a receita parece maravilhosa,hei-de fazer
beijo

Milaresendes disse...

Ai gurias, eu AMO peixe e AMO cozinhar!!!
Praticamente cozinho umas dez vezes por semana!
Mas adoro!