Oi gente!
Meses atrás, achei interessante quando a minha Tutora Luciane postou no facebook que iria bebericar um clericot... Curiosa que sou, resolvi ir ao Sr. Google e descobrir o que seria a tal bebida.
Pois bem, segue abaixo artigo da colunista Adriana Grasso.
O Clericot é um drinque preparado com vinho, gelo e frutas que faz muito sucesso no México, no Uruguai, na Argentina e no Brasil.
Existem várias versões sobre a sua origem. Uma delas sugere que seu verdadeiro nome era “claret cup” e foi inventado, em meados do século XIX, por funcionários ingleses que trabalhavam na administração colonial britânica na Índia.
Segundo relatos, o “claret cup” preparado pelos ingleses usava a seguinte proporção: para cada garrafa de vinho - que podia ser branco, rose ou tinto - eram adicionados doze cubos de gelo; uma laranja em rodelas; uma pêra fatiada; cascas de um pepino; uma dose de Maraschino; uma dose de Grand Marnier e um pouco de água com gás.
Quem está acostumado a beber Clericot na Argentina, ou até mesmo em restaurantes aqui no Brasil, pode achar essa receita um pouco estranha, mas o que acontece com esse drinque é que seus ingredientes diferem bastante de uma localidade para outra.
Aqui no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, o Clericot é feito geralmente da seguinte forma:
Ingredientes
1 garrafa de vinho branco
1 garrafinha de clube soda
1 dose de conhaque ou Cointreau
1 maçã
8 morangos
1 laranja
2 fatias de abacaxi
1 cacho de uva Itália sem semente
Açúcar
Gelo
Preparo
Fatiar todas as frutas e colocar em uma jarra. Juntar o conhaque ou Cointreau e bastante gelo. Completar a jarra com vinho branco e clube soda. Por último, acrescentar açúcar a gosto. Misturar tudo com uma colher e servir.
Na Argentina, é comum encontrar o Clericot preparado como indicado a seguir:
Ingredientes
1 garrafa de vinho branco, de preferência Torrontés
1 banana
1 laranja
1/2 maçã
1 e 1/2 pêssegos
Morangos a gosto
Suco de 1/2 limão
Açúcar
Gelo
Preparo
Descascar as frutas. Cortar as bananas em fatias e as outras frutas em pequenos cubos. Lavar os morangos e tirar o topo. Colocar todos os ingredientes em uma jarra, misturar e servir.
Dicas:
Uma dica para quem for adoçar o Clericot é, a princípio, usar um mínimo de açúcar e colocar mais aos poucos, até encontrar o ponto ideal.
Outra coisa importante é usar frutas frescas e vinho de boa qualidade.
O interessante de drinques como o Clericot é a possibilidade de mudar os ingredientes de acordo com as frutas disponíveis em cada estação do ano. O fato de as frutas não precisarem ficar em contato com o vinho antes de servir, faz do Clericot, em especial, uma opção fácil e rápida de preparar.
E você, está servido?
:)
3 comentários:
Minha querida Mila,
Muito obrigada pelo carinho!
Óptimo fds também.
Bj,
Susie de Sonho.
Então.... Maravilhoso não? É uma bebida simples e refrescante. Eu(a profi tutora Lu) adoro, principalmente no verão, pois é suave e refrescante, mas cuidado pra não ficar mais "bebada" que as frutinhas.....A gente vai bebericando, comendo as frutinhas docinha e já "eras"...rsrsrssss
Oi Susie, obrigado pelo carinho de tua visita!
Oi Lu, que bom tua visita! Sei bem que gostas muito desta bebidinha, docinha, com frutinhas...
Postar um comentário