terça-feira, 23 de agosto de 2011

A importância do sono


Você dorme bem?

Dormir bem é super importante para a nossa saúde, além da quantidade de horas de sono também é super importante observar a qualidade do sono.

O que é o sono?

Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.

Qual é a real importância do sono?

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?

Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.

Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

1. Antes de tudo, durma em um local confortável, fresco, escuro e silencioso. As alterações de ruído, de luz e de temperatura podem atrapalhar o sono;

2. Prepare-se para dormir. Crie seus próprios rituais como a meditação, o relaxamento, a oração ou outra técnica de controle da tensão. Anote em um caderno todos os seus problemas antes de dormir. Não vá para a cama com eles! Isso funciona como um santo remédio para muita gente;

3. Evite olhar o relógio a cada vez que acordar: este hábito pode piorar uma eventual noite de insônia;

4. Pratique exercícios regularmente, pois isso melhora as condições do organismo. Mas procure fazer ginástica até duas horas antes de se deitar;

5. Não durma com fome. Uma boa dica é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama: o leite é rico em triptofano, que é um precursor da serotonina - substância envolvida no processo de sono;

6. Faça apenas refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;

7. Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono;

8. A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão é fundamental!

9. Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono;

10. Cuidado com líqüidos antes e, até mesmo, durante a noite, pois a necessidade de urinar irá interromper a seqüência do seu sono.

(fonte: ABC da Saúde)

N. tem insônia, passa noites rolando na cama e suspirando alto, como não tenho problemas para dormir sinto muita pena dele, mas pouco tenho conseguido ajudá-lo, pois conforme vimos acima são algumas regrinhas que devemos seguir para ter uma boa noite de sono e por fim, seria indicado uma consulta com o médico para conferir o que está acontecendo... E N. como um "bom espécime de machos" não acredita em regrinhas para dormir e prefere passar longe de um consultório médico, fazer o quê?
 
:)

6 comentários:

susiedesonho disse...

Mila,

Eu até aplico estas coisinhas todas para dormir mas, de madrugada, a minha bela filha gosta de me aocrdar duas a três vezes. Logo, respondendo à pergunta, não, não durmo bem. Há muito tempo.

Bj,

Susie de Sonho.

Manuela disse...

Querida Mila, a falta de sono consecutiva conduz ao esgotamento. Tenta levá-lo ao médico e insiste nos chás e tisanas que ajudam a acalmar e a adormecer.

Milaresendes disse...

Oi Susie, é imagino que para quem tem filho nunca mais o sono será o mesmo... mas deve ser uma sensação legal, saber que alguém meio que depende de você...

Oi Manuela, pois é... penso muito nisso, por isso o motivo a encontrar amigos, cantar no videokê, enfim, tentar relaxar um pouco. Chás ele recebe bem, mas quanto ir ao médico...

Besitos

Ana disse...

Felizmente durmo muito bem e não há nada que me tire o sono. Só tenho pena de não puder dormir tanto como gostaria (umas nove horas por noite). Se durmo pouco, no dia seguinte ando tipo zombie:)
beijinhos

Vania disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vania disse...

Nossa se eu pudesse, dormiria umas 10 horas por dia, acho que seria suficiente, mas como não posso, me conformo....só tento dormir o mais cedo possível, pois quando chego é a atenção para filha, família e Belinha, a mais exigente rsrsrsrsrs