segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Era uma vez o Halloween ...



Sempre achei o "Dia das bruxas" uma data alegórica, mas convenhamos, movimenta um grande contingente de pessoas que comemoram a data como um "carnaval de monstros"...

Como não gosto de filmes de terror, gostaria de deixar uma dica para leitura: Trilogia da Magia de Nora Roberts; Dançando no Ar, Entre o céu e a terra e Enfrentando o fogo.



Mais sobre o Halloween 

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.

Quer saber mais? clica aqui

:o)

3 comentários:

Anônimo disse...

Minha querida Mila,

Não gozo o Halloween mas de qualuqer das formas obrigada por me dares a conhecer a origem do mesmo.Aqui amanhã é feriado. E aí?

Bj,

Susie de Sonho.

Turista disse...

Querida Mila, a pesar de não se comemorar por aqui, gostei de saber as suas origens. :)

Milaresendes disse...

Nunca usei fantasia, ou pedi doces...
Mas acho essa parte cultural super in!