sábado, 11 de julho de 2015

Considerações sobre um final de novela


Final de novela, já sabemos: casamentos, nascimento de bebẽs, vilões vão pra cadeia ou morrem...

Mas aí vem uma novela onde o enredo supõe não acontecimentos e sim sentimentos...

E a vida dos personagens segue como um barco num infinito azul do céu e plácidas ondas do mar... não com todos os personagens num imenso barco, mas num pequeno barco com um reduzido número de personagens....

E não há vilões a serem condenados ou mostrados sofrendo impiedosamente, mas apenas vidas de pessoas normais, com o destino que fatalmente elas tem na vida real o esquecimento, o limbo do não saber o que foi da vida delas... porque estávamos felizes para isso valer a pena assistir.

Do tipo, o que aconteceu com a Branca, a ex-mulher do Luis? Nada, ela ficou com a pensão para as crianças e criando os dois filhos.

O que aconteceu com a Marta? Nada, parece que ela ia sair de férias num cruzeiro.

O que aconteceu com a Sra. Mãe do Arturzinho? Ficou lá, sozinha criando o neto.

E assim poderia dizer da mãe da Luzia que mentiu que a filha estava morta, e que ficou com a casa que era do pai do Miguel, ficou lá, sozinha. 
Pois é, neste enredo só o que me deixa triste foi que lá pelo meio da novela, depois que a Lígia terminou pela primeira vez com o Vicente, o cachorro da família simplesmente sumiu, foi suprimido da trama. Tadinho do dog!

Mas é isso, sinceramente, essa novelinha até dava conta do meu tempo ocioso, principalmente pela trilha sonora e pela poesia de algumas passagens, tipo o programa de rádio da Isabel quando ela respondia a questões dos ouvintes e que no panorama da novela, explicava alguns acontecimentos.

Assim como o sincericídio da Laila! Puxa, mesmo achando ela uma malinha, foi a única que falou verdades na cara de muitos personagens... ah, e a cena onde ela recebe os presentes do Miguel pela passagem sintetizada de 3 aniversários foi bem legal, pareceu bem que "desmontou" ela.
 O passa-fora da Marlene no [ nem lembro o nome da criatura ] ficou marcado pelo: "_Meu querido, o teu compromisso é com o jogo!"
O Felipe, ah! não tinha como não se apaixonar por um cara lindo, legal, educado, com aquele sotaque... pena [ ou sorte ] ser um andarilho, altruísta, mas andarilho. 
Abro um novo parêntese pra falar do que foram as locações? Paisagens bucólicas lindíssimas, Patagônia, Fernando de Noronha... 



Agora se tem uma coisa que me deixa P em todos os finais de novela é a trama se desenvolver em [ sei lá ] duzentos capítulos e TUDO ter de se resolver [ acertar ] em apenas UM! Puxa, um dia, quem sabe vão resolver fazer uma semana de final de novela! rsrsrsrs

E é isso, acho que nestes anos todos de blogue é a segunda vez que faço menção ao final de novela, então, aproveitem... pelo ritmo que vai das produções atuais, acho que vai demorar pra mim citar uma novamente.

E vocês, assistem novelas? 

Bjkas

MIla

Nenhum comentário: