segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Ele [Jesus] vestiu o nosso pecado; Trecho A Cruz do Rei, Timothy Keller

"Zacarias (cap 3) viu Josué, o sumo sacerdote, diante da presença do Senhor, no lugar santíssimo — mas as vestes de Josué estavam impuras, cobertas de excremento. 
Ele estava inteiramente contaminado. 
Zacarias não podia acreditar no que estava vendo." 

"Ray disse que a pergunta central para a interpretação dessa passagem é: como isso pôde acontecer? 
Os israelitas de modo algum permitiriam que o sumo sacerdote aparecesse desse modo diante de Deus. 
A resposta de Ray foi esta: Deus estava dando a Zacarias uma visão profética para que ele pudesse nos ver da maneira como Deus nos vê. 
A despeito de todos nossos esforços para sermos puros, bons, cheios de moral, purificados, Deus vê nosso coração, e este está repleto de imundícies."

"Zacarias de repente percebeu isso, ou seja, que não importa o que façamos continuamos sendo inadequados para estar na presença do Senhor. 
Mas quando já estava prestes a se desesperar, ele ouviu: 
“Tirai-lhe as vestes impuras. E disse a Josué: Fiz com que a tua maldade seja tirada de ti e te vestirei de vestes festivas. […] Ouve Josué, […] Eu trarei o meu servo, o Renovo. […] e tirarei a maldade desta terra num só dia, diz o SENHOR dos Exércitos” 
(Zc 3.4,8,9)."

"É provável que Zacarias não pudesse acreditar no que ouvira. Deve ter pensado: 
“Espere um minuto. Por séculos, temos feito sacrifícios, obedecido às leis de purificação. E nunca conseguimos nos livrar do pecado!” 
Mas Deus estava dizendo a ele:
“Zacarias, isso é uma profecia. Algum dia os sacrifícios ficarão para trás, as leis da purificação se cumprirão”.

"Como pode ser? 
Ray Dillard terminou seu sermão desta maneira: 
Séculos depois apareceu outro Josué, outro Yeshua. Jesus, Yeshua, Josué — é o mesmo nome em aramaico, grego e hebraico. 
Aparece outro Josué e encenou seu próprio Dia da Expiação. 

"Uma semana antes desse dia, Jesus começou a se preparar. 
E na véspera, ele também não dormiu — mas o que aconteceu a ele foi exatamente o contrário do que aconteceu ao sumo sacerdote Josué, pois, em vez de apoiá-lo, praticamente todo mundo que ele amou o traiu, abandonou ou negou. 
E quando ele se apresentou diante do Pai, em vez de recebê-lo com palavras de encorajamento, o Pai o abandonou. 
Em vez de ser vestido em ricas vestes, arrancaram-lhe a única veste que possuía, açoitaram-no, deixaram-no despido e mataram-no. 
E como nos lembrou Ray, ele também foi banhado, mas pela saliva das pessoas que nele cuspiram."

"Por quê? 
“Daquele que não tinha pecado Deus fez um sacrifício pelo pecado em nosso favor, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus 
(2Co 5.21)”. 

"Deus vestiu Jesus com nosso pecado. 
Ele levou consigo a pena que era nossa, a nossa punição, para que nós, assim como Josué, o sumo sacerdote, possamos ter o que Apocalipse 19.7-8 retrata:
“Alegremo-nos, exultemos e demos glória a ele, porque chegou o momento das bodas do Cordeiro, e sua noiva já se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro”

"Puro linho — perfeitamente limpo — sem uma mancha ou defeito sequer. 
Hebreus 13 diz que Jesus foi crucificado fora dos portões da cidade, onde cadáveres eram queimados — uma pilha de lixo, um lugar totalmente imundo — para que nós pudéssemos ser purificados. 
Por meio de Jesus, a um custo infinito para si mesmo, Deus nos vestiu com roupas limpas, de alto preço. 
Elas custaram seu sangue. 
E isso é a única coisa que pode tratar do problema do nosso coração."

"Está vivendo com alguma falha específica do seu passado, algo sobre o qual se sente culpado e pelo qual passa sua vida inteira tentando se desculpar? 
Ou quem sabe você talvez seja mais como Kafka: não é particularmente religioso nem imoral, no entanto, luta contra a sensação de ser alguém sem importância. 
Pode ser que esteja lutando até por meio da religião, da política ou quem sabe da beleza. 
Pode ser que esteja lutando até mesmo por meio de um ministério cristão. 
Envolvido no ativismo de fazer algo de fora para dentro. 
Isso não vai funcionar."

Trecho do cap 7 do livro A Cruz do Rei, Timothy Keller. 

MilaResendes 

Nenhum comentário: