terça-feira, 18 de agosto de 2020

Coração é terra que ninguém vê...

 

 "Coração é terra que ninguém vê
- diz o ditado.
Plantei, reguei, nada deu, não.
Terra de lagedo, de pedregulho,
- teu coração. Bati na porta de um coração.
Bati. Bati. Nada escutei.
Casa vazia. Porta fechada,
foi que encontrei..." Cora Coralina

Sabe quando parece que a pessoa acorda de um longo e profundo sono?... Pois é, tenho vivido num tipo de inércia que durou uns bons 3 a 4 anos... começa de mansinho, vocẽ diz _Ah, vou deixar de me importar! ou _Ninguém se importa mesmo! ... e aos poucos você se acustuma a se boicotar, vocẽ não sente mais ânimo, força pra lutar, pra tentar se manter na superfície.

E então você vê que na negação há paz, que ao se anular você fica estática e ninguém espera mesmo que você tente lutar, fazer a diferença... e você adormece... adormece... dormece... fecha os olhos pro mundo...

Não tenho a intenção de me justificar, mas quero registrar pra lembrar, continuei

Vivendo, respirando, rindo, chorando, mas tudo sem a intenção de ser, tudo sem a emoção de ser, tudo sem o amor de ser...

O texto em que Martha Medeiros diz que o contrário de amor não é o ódio, mas a indiferença... é totalmente real... a gente congela, se engessa, até que nada na realidade importa, nada na realidade te alcança, nada reluz, nada toca, nada choca, nada... nada... nada... 

Aí você dirá: mas hão de perceber! ...

Aí está a realidade: não! ninguém percebe... você coloca uma máscara dia após dia, e ela serve perfeitamente pra você se misturar no meio de uma verdadeira multidão, legião de pessoas que simplesmete existem... 

Meu intuito não é de forma alguma apontar o dedo, ao contrário, é me apontar como um desses seres "existentes apenas"... continuei fazendo meus cartazes, meus cartões, meus desenhos, minhas "artes", minhas sacolas decoradas, meus mimos feitos por mim mesma, meus biscoitos, meus bolos, minhas fotos... mas confesso: tudo sem consciência, tudo sem coração.

Você diria: _Mas ela continueou fazendo tanto!

Pois é, se no automático consegui fazer tanto, imagine se não tivesse me deixado amortecer?... sou a única responsável pelo estado em que me deixei levar. Minhas incoerẽncias, minhas ansiedades, minhas fraquezas, minha apatia, minha obsessão por alguém que nem me quer... tudo minha decisão!

Quero devagar me reiventar.

Quero me buscar na essência de quem sou.

Quero ser feliz comigo primeiro.

Quero descobrir quem posso ser.

Quero ser a diferença na minha vida.

Quero dar ânimo a minha existência.

Quero encontrar a luz para a minha escuridão.

Quero Ser. 

Quero Estar.

Quero Existir.

Quero Eu.

Meu coração voltou a pulsar. O sangue voltou a circular nas minhas veias. O cérebro voltou a raciocinar. Minhas emoções voltaram a fluir. As lágrimas escorrem dos meus olhos. Tenho tempo. Farei do tempo meu amigo, meu amante, meu companheiro, meu pacto.

Usar meu tempo para meu proveito. Para me reconectar com as pessoas, com as coisas que tem importância para mim. 

Sair do automático. Dar o start. Ser responsável por mim. Bastar-me. 

Sem cobrança, sem tempo, sem lamento.

Viva. Atenta. Coração alerta. Pulsante. Vibrante. Presente. 

Como escreveu a sábia, minha inspiração Cora Coralina:

"Não sei se  a vida é curta ou longa demais pra nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,se não tocamos o coração
das pessoas.

Muitas vezes basta ser: colo que  acolhe, braço que envolve, palavra
que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima
que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.

E isso não é coisa  do outro mundo, é o que dá sentido à vida.

É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas
que seja intensa, verdadeira, pura… enquanto durar.”

(Cora Coralina)

MilaResendes

 

Nenhum comentário: