terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Não temas!

"Acredita-se que a expressão “não temas” se repita 365 vezes na Bíblia: uma para cada dia do ano. Deus cuidou do calendário inteiro! E nos convida a descansar em Seu amor, a confiar em Sua graça e a nos alegrar em Seu poder. Em uma das promessas mais cheias de conforto da Bíblia, o profeta Isaías registra um encorajamento poderoso de Deus para nós: “Não tema, porque Eu estou com você” (Isaías 41:10). Por que não devemos temer? Porque Jesus está conosco. Não importa o que passemos, Ele permanece ao nosso lado. “Não tema, porque Eu estou com você; não fique com medo, porque Eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, Eu o ajudo; sim, Eu o seguro com a mão direita da Minha justiça” (Isaías 41:10). Quando nos deparamos com enfermidades, sofrimento e doenças, não precisamos temer; Jesus está conosco. No mesmo livro, encontramos esta mensagem de alento maravilhosa: “Digam aos desalentados de coração: ‘Sejam fortes, não tenham medo. Eis aí está o Deus de vocês. A vingança vem, a retribuição de Deus; Ele vem e para salvar vocês’” (Isaías 35:4)."

"A Bíblia apresenta mais de 3 mil promessas que evidenciam o amor e cuidado de Deus. Muitas delas são especificamente animadoras em tempos de crise. Quando nos apegamos às promessas divinas, ficamos cheios de esperança ao enfrentar as dificuldades da vida. A confiança em Cristo nos fortalece, e temos a certeza de que Ele permanece ao nosso lado. Temos a garantia Daquele que disse: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei” (Hebreus 13:5)."

"A resposta ao medo incapacitante não é que jamais teremos medo novamente, mas que teremos Alguém que está conosco em nossos medos, nos fortalecendo a prosseguir a despeito de como nos sentimos. Ao nosso lado, temos Alguém maior que temores, preocupações e ansiedades. Ele tem soluções práticas, reais e simples para nossos problemas. O reconhecimento da presença de Deus é o antídoto para o medo. Fomos criados para viver pela fé, não para sermos consumidos por temores. Fomos criados para viver com confiança Naquele que nos criou. Olhe para além de seus temores e você enxergará Cristo, que cuida de você mais do que imagina."

"Há momentos na vida em que a batalha é ferrenha. A tempestade nos assola ao redor, e nos sentimos tão exaustos com o conflito que imaginamos ser incapazes de continuar o combate. É nesse momento que chega uma boa notícia."

"Jesus sabia algo que os discípulos desconheciam: a cruz estava se aproximando, e a tempestade que atravessavam naquele momento aumentaria a fé dos doze para o que viria pela frente. Nas tempestades da vida que enfrentamos todos os dias, Jesus está nos preparando para crises maiores que assolarão nosso mundo no futuro. Os discípulos viam a tempestade; Jesus via os discípulos. Os olhos deles estavam fixos nas ondas; os de Jesus estavam fixos nos discípulos. Para os discípulos, tudo parecia descontrolado, mas Jesus continuava no controle. Em meio às tempestades da vida, Seus olhos estão sobre nós. Quando trovões ribombam e as ondas crescem, Ele continua a ser poderoso para salvar. Nas trevas, Ele é a luz de nossa vida." 

"As perguntas do tipo “e se” precisam abrir caminho para a voz de Cristo, que proclama em meio ao mar enfurecido da vida: “Coragem! Sou Eu. Não tenham medo!” (v. 27). Você já notou quantas vezes o Senhor diz: “Não tenham medo!”? Ao longo dos evangelhos, Jesus usa muitas vezes as expressões “Não tenham medo” e “Tenham bom ânimo”."

"O medo é uma emoção. Nem sempre conseguimos controlar nossas emoções. Elas vêm e vão. Com frequência, nos inundam de modo inesperado. A fé é uma atitude. Significa confiar em Deus como um Amigo que nos ama e jamais nos causará qualquer mal."

"Quando passamos por experiências desafiadoras, quando o medo cresce e a ansiedade ameaça nossa alegria, podemos ter confiança absoluta em Cristo. É Jesus quem está no comando; Ele sabe o que faz. A resposta para os temores é crer que Jesus Se faz presente nas tempestades da vida e nos acompanhará em meio a qualquer situação. O medo é uma emoção. A fé é uma atitude e uma escolha."

"A fé nos faz sair do barco. A fé nos leva a caminhar nas águas tempestuosas com Jesus. A fé nos leva a enfrentar o vento e a chuva com os olhos fixos no Mestre dos ventos e Senhor do céu e da Terra. A fé vence o medo. A confiança triunfa sobre as provações. A fé supera os obstáculos em nosso caminho e nos capacita a andar por sobre os mares tempestuosos com Jesus."

"Quais são seus maiores medos? O que mais preocupa você? Cristo é maior que nossos temores. Ele é maior que nossas dúvidas. É maior que nossas perguntas. E nos convida a ir até Ele nos mares tempestuosos da vida."

"Enquanto Pedro dirigiu o olhar para Cristo e confiou em Sua palavra, caminhou por sobre as águas. Quando, porém, se concentrou nas ondas e na situação traiçoeira em que se encontrava, ele afundou. Ou olhamos para nossas dificuldades de uma perspectiva terrena ou as encaramos pelos olhos da fé. Quando somos dominados pelo medo, afundamos, porque nossa fé enfraqueceu e submergiu. No momento em que Pedro começou a afundar no mar tempestuoso, houve apenas uma coisa capaz de salvá-lo. Não foi sua habilidade de pescador experiente. Não foi seu conhecimento do mar da Galileia nem sua sabedoria para resolver problemas. Não foi sua capacidade de nadar de volta para o barco. Quando Pedro começou a afundar, ele gritou: “Salve-me, Senhor!” (Mateus 14:30)."

"Podemos ter confiança absoluta na realidade de que Jesus nunca Se afasta daqueles que clamam com fé. Seu braço é forte para nos sustentar. Davi descreve isso lindamente: “Agora sei que o Senhor salva o Seu ungido; [...] com a vitoriosa força da Sua mão direita” (Salmo 20:6). Estamos seguros nas mãos de Jesus."

"Mateus 17:20: “Se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Saia daqui e vá para lá’, e ele iria” (NTLH). Quando exercitarmos nossa pequena fé, ela crescerá e se tornará uma força poderosa que nos capacitará a caminhar pelos mares tempestuosos da vida. Pedro teve fé suficiente para sair do barco, mas não para atravessar a tempestade. Muitas vezes, Jesus permite que as tempestades da vida soprem sobre nós para aumentar nossa fé. O trabalho da fé é garantir que nossas dúvidas receberão as respostas certas da parte de Deus. Ser consumidos pelo medo ou permanecer cheios de esperança depende apenas da perspectiva com a qual enxergamos a vida. Se nos fixarmos nos problemas, nosso coração se encherá de temor. Jesus diz: “Olhe para cima!” Por quê? Quando olhamos para o santuário celestial, vemos Jesus e descobrimos força em Suas promessas. Em Cristo, encontramos confiança. Nele, experimentamos paz. Jesus nos ergue acima das incertezas e preocupações da vida. Ao Seu lado, nosso coração se enche de segurança Naquele que nos ama com amor eterno, imperecível, insondável, inesgotável e infinito."



"Mesmo se contrairmos uma doença que pode causar a morte, nossa fé deve se apegar à promessa de que Jesus voltará em breve para nos levar ao lar. Assim como Jó, acreditamos que O veremos face a face. Cristo deixou estas palavras de conforto para nós: “Que o coração de vocês não fique angustiado; vocês creem em Deus, creiam também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, Eu já lhes teria dito. Pois vou preparar um lugar para vocês. E, quando Eu for e preparar um lugar, voltarei e os receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, vocês estejam também” (João 14:1-3). Jesus voltará! Naquele dia maravilhoso, seremos levados às nuvens do céu e nos encontraremos com Ele nos ares. Enfermidade e sofrimento serão erradicados para sempre. Doença e morte não terão lugar na presença de nosso Deus amoroso. Um dos principais motivos para não vivermos com medo é o fato de que conhecemos o fim de tudo. Sabemos que a doença não terá a palavra final. A palavra final é de Cristo. Sabemos que o coronavírus – ou qualquer outro vírus, desastre natural, calamidade ou guerra nuclear – não destruirá toda a vida do planeta Terra. Temos a promessa do retorno de Jesus. Vemos fomes. Vemos terremotos. Vemos a angústia entre as nações. Vemos a possibilidade de um conflito nuclear. Vemos a mudança climática. Vemos doenças ceifando a vida de milhares. Vemos todas essas coisas, mas temos uma esperança que nos capacita a triunfar em meio aos momentos mais difíceis da vida. Há uma sensação de confiança que nos faz avançar, porque lemos os últimos capítulos da Bíblia. Sabemos qual é o fim da história. Em Apocalipse 21:4 e 5, João escreve: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E Aquele que estava assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas!” Acreditamos na “bendita esperança” expressa em Tito 2:13 de que Cristo voltará. Por isso, enxergamos além e visualizamos como tudo será. Olhamos além do hoje e contemplamos o amanhã. Enxergamos além da doença e vislumbramos saúde plena. Olhamos além dos vírus que se espalham pelo ar. Deus tem um propósito ao permitir que as calamidades aconteçam. Ele nos chama para depender completamente de Seu amor. Revela-nos que não existe certeza no mundo em que vivemos. Cristo é nossa única segurança. É nosso único Salvador, Redentor, Libertador e Rei vindouro. Qual é a grande mensagem que recebemos na pandemia da Covid-19? Somos chamados a acordar. Cristo está nos dizendo que este mundo não é tudo que existe. Nossa vida é frágil. Nosso corpo é frágil. Muito além disso, porém, há algo melhor por vir: a glória de Deus. Existe algo pelo qual vale a pena viver, e esse algo é Jesus. Permita que Ele preencha seu coração, elimine seus temores, fortaleça sua decisão e o prepare para Seu breve retorno."

Trecho do livro Esperança além da crise, Mark Finley

MilaResendes 

Nenhum comentário: