Você sabia que existem alimentos em perigo de extinção?
Sim, você leu corretamente, alimentos em extinção.
Isso quem nos diz é a Slow Food Foundation, que através do Projeto Arca do Sabor, está fazendo um importante trabalho de alertar às populações quanto ao desaparecimento de determinados alimentos, assim como fomentam projetos junto a essas comunidades na tentativa de contornar o problema.
"A ideia da Arca era fazer um catálogo e chamar a atenção para os produtos que estão desaparecendo", diz Mariana Guimarães Weiler, que representa a América Latina no escritório da Slow Food na Itália
A entidade criou uma lista com alimentos de 48 países (que só tende a crescer), que leva em conta cinco elementos centrais. O primeiro é a questão sensorial: o produto tem que ter característica ou sabor muito particular. O segundo, a ligação intrínseca com o território e a memória da população onde é produzido, além de ser diferente também pelo solo e clima regionais. O terceiro, ser produzido de modo sustentável. O quarto, ser feito em quantidade limitada, por pequenos produtores, e, por fim, que haja algum risco de extinção.
Atualmente o Brasil encontra-se na lista com 24 alimentos (!)
Aqui, da região Sul, são 3:
a bergamota (tangerina) de Montenegro/RS |
o berbigão (uma espécie de molusgo) |
e o pinhão, ambos de Santa Catarina |
Para acessar a lista com todos os 48 países clica aqui
:)
3 comentários:
Nossa preocupante, imagina adoro pinhão e bergamota, vamos plantar pessoal, deixe um espacinho no jardim....
Não fazia ideia que alguns alimentos podiam desaparecer... e logo o berbigão:(
beijo
NÃO. Não pode acabar a mexerica DDDDD: que pecado.
Postar um comentário