quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Conclusão do livro O Racismo, John Piper

"A linhagem em Cristo é mais profunda do que as linhagens raciais. 

Tenho tentado mostrar que o evangelho de Cristo é mais relevante para a desarmonia étnica em termos globais e locais do que possamos imaginar. 

A grande questão da raça humana é que estamos distantes de Deus. 

Esse é nosso primeiro e maior problema. 

O distanciamento uns dos outros é o próximo passo e tem suas raízes no primeiro e maior dos distanciamentos. 

Somente o Filho de Deus, Jesus Cristo, por meio de sua morte e ressurreição, pode nos reconciliar com Deus. 

E somente quando tivermos nos reconciliado com Deus seremos capazes de buscar uma diversidade e uma harmonia que exaltem a Cristo, que sejam centradas em Deus e orientadas pelo evangelho."

"O fracasso em amarmos uns aos outros tem raízes em nosso pecado contra Deus. 

Quando nos reconciliamos com Deus pelo evangelho de Cristo, um poder novo e sobrenatural entra em nossa vida, em nossas igrejas e em nosso mundo. 

E o poder de Jesus Cristo que vive em seu povo. 

As deficiências do coração humano, que Jesus transforma pelo poder de seu evangelho, são as causas de onde brota a desarmonia racial e étnica — a culpa, a arrogância, a desesperança, o sentimento paralisante de inferioridade, a ganância, o ódio, o medo e a apatia. 

Há somente um poder no mundo — o poder do evangelho — capaz de vencer tudo isso e a influência sobrenatural de Satanás, que está constantemente agindo no mundo para elevar tudo isso à proporção de genocídios."

"O evangelho é o poder de Deus para salvar. 

Mas esse poder está trabalhando de forma progressiva — e não com uma perfeição instantânea — na vida daqueles que nele creem e, portanto, na igreja e no mundo. 

Há resquícios do pecado em todos nós e em todas as nossas instituições humanas. 

Essa é a nossa confissão. 

Ela nos faz humildes e quebranta nosso coração, mas, por causa de Cristo, ela não nos paralisa na busca da harmonia racial."

"Meu apelo é um só: nunca desista. Mude. Dê um passo para trás. Arrume outra estratégia. Comece de novo. Mas nunca desista. 

Langston Hughes, um dos mais notáveis poetas afro-americanos do século XX, expressou da seguinte forma esse clamor para que as pessoas nunca desistam de lutar (neste poema intitulado “Mother to Son” [De mãe para filho]): 

"Bem, meu filho, vou lhe dizer uma coisa: 
A vida para mim não tem sido uma escadaria de cristal. 
Tenho encontrado alguns pregos, Algumas lascas, 
Alguns tacos estragados, 
Alguns degraus sem carpete —
Desnudos. 
Mas o tempo todo 
Eu continuo a subir, 
E a alcançar o próximo degrau, 
A virar a próxima curva, 
Às vezes andando no escuro, Quando não há luz. 
Por isso, meu menino, não vire as costas. 
Nem se sente nos degraus 
Por achá-la um tanto mais difícil. Não se deixe abater agora — 
Pois eu continuo em frente, meu bem, 
Eu continuo a subir, 
E a vida para mim não tem sido uma escadaria de cristal."

O que tentei fazer nesta obra foi mostrar que o evangelho de Jesus Cristo — a morte e a ressurreição do Filho de Deus pelos pecadores — é o único poder suficiente para esse empenho e o único poder que no final transformará as linhagens das raças em uma única linhagem da cruz. 

É o único poder para trazer à tona uma harmonia que exalta a Cristo, a qual, no final, é a única realmente importante, pois todas as coisas foram feitas por meio dele e para ele (Cl 1.16). 

Que à sua graça, ao seu nome e ao seu Pai seja a glória para sempre. Amém."

Esses são trechos extraídos da Conclusão do livro O Racismo de John Piper; por tratar de idéias finais entendi ser importante colocar espaços entre as sentenças, no intuito de chamar à reflexão cada um de nós. 

Que possamos analisar a nossa caminhada a partir das idéias defendidas por Piper, mas ampliando até, o leque: questões além de raça e etnia, mas também das dificuldades que cada um de nós enfrenta: casamento, finanças, doença, pornografia, etc.

Que esse período de leitura tenha sido tão gratificante para vocês quanto foi para nós.

MilaResendes 

Nenhum comentário: