segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Leitura coletiva: Esperança além da crise, Mark Finley

https://livro.esperanca.com.br/esperanca-alem-da-crise/ (para baixar o livro gratuitamente)

"Preciso lhe garantir que Deus não é o autor da doença. Ele não é o originador do sofrimento nem das enfermidades. O primeiro capítulo da Bíblia diz que, ao final da semana da criação, Deus olhou para o mundo e disse que era “muito bom” (Gênesis 1:31). Deus criou um mundo perfeito, sem nenhum traço de enfermidade. Não existiam vírus nem bactérias mortais. Não havia sofrimento nem morte. As doenças não faziam parte do plano divino original. O projeto de Deus era que a Terra fosse povoada por pessoas felizes, saudáveis e santas. O pecado é um intruso em nosso mundo. Ele invadiu nosso planeta por meio de um ser angelical chamado Lúcifer. Esse anjo foi criado perfeito por Deus. Porém, ele se rebelou contra os princípios do governo divino no Céu há milênios. Expulso de lá, estabeleceu-se em nosso mundo e, a partir de então, tem causado todo tipo de sofrimento e dor por aqui. Os seres criados por Deus foram dotados com liberdade de escolha. Sem essa característica é impossível amar. Se o amor não existisse, a vida teria pouco ou nenhum significado. Felicidade genuína é resultado do amor. Porém, como foi criado livre, Lúcifer escolheu não amar. Preferiu o caminho do egoísmo e do mal."

"Quando Adão e Eva pecaram, abriram uma porta para doenças, sofrimento e enfermidades. Deus não quis que fosse assim. Em essência, o pecado é a separação de Deus (leia Isaías 59:1, 2). Afastados Dele, ficamos desconectados da fonte suprema de vida e saúde. Vivemos em um mundo em rebelião contra Deus. Cristo veio para cumprir as demandas da lei transgredida, para nos restaurar de volta à imagem de Deus e revelar como Ele é."

"Em Sua vida e morte, Jesus revelou o quanto o Pai Se importa conosco. Cada milagre que Ele realizou fala de um Deus que Se importa com nosso sofrimento. Toda vez que Cristo abriu olhos cegos, destravou ouvidos surdos, curou mãos ressequidas e ressuscitou mortos, demonstrou o quanto nos ama genuinamente. Ao morrer na cruz, desbancou para sempre a mentira de Satanás e revelou que preferia assumir a culpa, a vergonha e a condenação do pecado sobre Si a perder um de nós (2 Coríntios 5:21; Gálatas 3:13). Jesus também veio para ser um exemplo e demonstrar como é uma vida abundante. Ele revelou que não é Deus quem está por trás das doenças. Ele não causa o sofrimento nem as enfermidades. Ele é o Deus da vida plena! No grande conflito entre o bem e o mal, um anjo rebelde desafiou Deus e está lutando contra Ele pelo controle deste planeta."

"Deus nem sempre intervém para impedir os ataques de Satanás, mas, ao longo de todo o tempo, Ele está conosco. Está aqui para nos fortalecer, animar e apoiar. Com frequência, é nos momentos mais difíceis da vida que buscamos a Deus com maior fervor e ansiamos mais profundamente pelo Céu."

"Deus está preparando Seu povo para a crise final que logo irromperá neste mundo. Jesus apela para que firmemos um compromisso total e absoluto com Ele, nos ancoremos em Sua palavra e sejamos preenchidos por Seu amor. O objetivo amoroso Dele é que sejamos livrados do mal e tenhamos condições de nos decidir a Seu lado."

"Em Seus ensinos, Jesus descreve os sinais de Seu retorno à Terra. Entre eles, o Senhor menciona pestes devastadoras. Porém, é preciso evitar dois extremos. Um deles é o fanatismo que grita: “O coronavírus chegou, então Jesus deve voltar semana que vem [ou mês que vem, ou ano que vem].” Há algumas pessoas que se alimentam de teorias fantasiosas e sensacionalistas. Amam marcação de data e coisas do tipo. Por outro lado, devemos descartar o outro extremo, igualmente perigoso. Os que estão desse lado da moeda pensam que o vírus não tem relação alguma com os sinais dos últimos dias."

 “Porque nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Porém todas essas coisas são o princípio das dores” (Mateus 24:7, 8).

"À luz das predições de Cristo em Sua Palavra profética, o que podemos esperar do futuro? Os desastres naturais aumentarão. Fomes, terremotos e pestes ocorrerão com mais frequência. Assim como nos dias anteriores ao dilúvio de Noé, quando um mundo pecaminoso cheio de imoralidade e violência encheu a taça de sua iniquidade em rebelião contra Deus, nosso mundo está se preparando para os juízos divinos finais. Em Seu amor, Deus apela a um planeta que O abandonou. Não há nada mais importante para Ele do que salvar tantos quanto possível. Quando Deus retira Seu poder protetor, desastres naturais e doenças que trazem morte se alastram. Ele não causa essas tragédias, mas as usa a fim de demonstrar a fragilidade da vida. Elas nos colocam de joelhos para buscarmos a única fonte de segurança, que é Cristo e as promessas de Sua Palavra. A Bíblia é um livro repleto das promessas de Deus."

"Esperança não é um desejo vão ou um anseio vago por um amanhã melhor. Não é um desejo sem fundamento nem uma expectativa incerta. Nas Escrituras, a esperança é uma expectativa forte e confiante, baseada nas promessas imutáveis de Deus com a certeza de que aquilo que você espera será alcançado. Ao escrever o livro bíblico de Romanos, Paulo declarou que “tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Romanos 15:4)."

"Vivemos em um mundo ferido. Doença, sofrimento, pobreza e enfermidade afligem tanto os justos quanto os injustos, mas há uma diferença: aqueles que depositam sua fé em Deus são cheios de esperança. Nossa esperança está firmemente ancorada em um Deus que nunca nos desaponta (veja Hebreus 6:18). Está enraizada Naquele que está conosco em nossas provações e dificuldades. É fundamentada no Cristo que, um dia, assumiu a forma humana, que nos entende e nos fortalece em nossas provações (veja Hebreus 4:15). Ele Se identifica conosco em nossas lágrimas e consola nosso coração. Veio para nos proporcionar a esperança de um amanhã melhor."

Trecho do livro Esperança além da crise : a certeza de uma vida melhor, Mark Finley 

Essa é a segunda leitura que faremos desse livro, que estarei compartilhando alguns trechos aqui.

MilaResendes 

Nenhum comentário: