terça-feira, 27 de março de 2012

27 de março Dia de...

Gente, o dia de hoje é de muitas festividades...


Dia Nacional do Circo
Se trata de uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesta data em 1897. Considerado por todos que o assitiram como um grande palhaço, se destacava pela criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.
Segundo Alice Viveiros de Castro, existem atualmente mais de 2.000 circos espalhados pelo Brasil, sendo aproximadamente 80 médios e grandes, com trapézio de vôos, animais e grande elenco. Estima-se um público anual de 25 milhões de espectadores.

#Sou a favor de circo sem animais; somente artistas humanos talentosos...

Para saber mais clica aqui.


Dia Internacional do Teatro
O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, data da inauguração do Teatro das Nações em Paris.

Mensagem Internacional 2012
"Estou honrado por ter sido convidado pelo Instituto Internacional de Teatro ITI, orgão da UNESCO, para escrever esta mensagem, em comemoração ao 50 º aniversário do Dia Mundial do Teatro. Vou abordar meus breves comentários aos meus companheiros trabalhadores de teatro, colegas e camaradas:
Que a sua arte seja atraente e original.
Que ela seja profunda, comovente, contemplativa, e única.
Que ela possa nos ajudar a refletir sobre a questão do que significa ser humano, e que a reflexão pode ser abençoada com o coração, a sinceridade, franqueza e graça.
Que você possa superar a adversidade, a censura, a pobreza e o niilismo, como muitos de vocês certamente terão que fazer.
Que vocês sejam abençoados com o talento e o rigor para nos ensinar sobre a batida do coração humano em toda sua complexidade, e a humildade e curiosidade para fazer o trabalho da sua vida.
E que o melhor de você - para ele só será o melhor de você, e mesmo assim só nos momentos mais raros e mais breves - ter sucesso na hora de enquadrar o mais básico das perguntas: "Como é que vamos viver?" Merda!!!". (John Malkovich)


Dia do Cinema Gaúcho
Esta data se refere a estréia do primeiro filme gaúcho de ficção, o curta "Ranchinho do Sertão", do produtor e exibidor cinematográfico Eduardo Hirtz, exibido pela primeira vez em 1909, no cinema Recreio Ideal, em Porto Alegre/RS. 

Iniciadas filmagens do filme O Tempo e o Vento
O diretor Jayme Monjardim, que chegou ao Rio Grande do Sul no dia 10 de março, está se dedicando exclusivamente aos detalhes do seu segundo longa-metragem, “O Tempo e o Vento”, produzido pela Nexus Cinema e Vídeo, co-produzido pela Globo Filmes e livremente adaptado da obra “O Continente” (1949), do escritor gaúcho Erico Verissimo.

“O Continente” é a primeira parte da trilogia de ficção sobre a formação do povo gaúcho, “O Tempo e o Vento”, composta, ainda, pelos livros “O Retrato” e “O Arquipélago”. O roteiro tem a assinatura do escritor e cineasta Tabajara Ruas e da escritora Letícia Wierzchowski, que trabalhou com Monjardim quando teve seu romance “A Casa das Sete Mulheres” adaptado por Maria Adelaide Amaral para a minissérie da Rede Globo, em 2003. O longa é uma produção de Nexus Cinema e Video, de Rita Buzzar, parceira de Monjardim no seu primeiro filme, “Olga”, co-produzido pela Panda Filmes (RS), de Beto Rodrigues, e Globo Filmes.
:)

2 comentários:

Ana disse...

óptimo post Mila, aprendi bastante aqui num bocado.

Milaresendes disse...

Oi Ana, é, tem dias que tem tantas coisas a se comemorar...
Sei que "encho um pouco linguiça" mas gosto de compartilhar com os amigos...
Bjkas
Mila