"Paulo diz, em Romanos 11.36: “Porque todas as coisas são dele, por ele e para ele. A ele seja a glória eternamente! Amém”. Se isso é o que significa ser Deus, não pode haver mais de um Deus. Se o próprio significado de ser Deus é que ele é a fonte última de tudo que existe, só pode haver um Deus. Dois deuses que concorressem entre si não poderíam, ambos, ser a fonte última de todas as coisas. (...) Há somente um Deus, o Criador e Sustentador de tudo que está fora dele."
"Para Paulo, a unidade de Deus não é simplesmente uma declaração de que há somente um Deus, mas é também uma declaração de que esse Deus tem unidade e coerência em relação à sua identidade. Isto é, ele é o que é e não o que fazemos dele. Ele é o que é e não outra coisa qualquer. Ele tem uma identidade em si mesmo. Ele tem atributos fixos. Ele não muda. Ele não é inconsistente ou esquizofrênico. Ele não tem personalidades conflitantes. Todas as suas características se combinam em um Ser unificado. Ele se dá a conhecer como quem é. Ele é um."
"As palavras de Paulo — “Deus é um só” — têm uma terceira implicação, a saber, que a divindade de Cristo e do Espírito Santo não transforma os cristãos em politeístas. Nós não adoramos três deuses, mas um só Deus. O mistério da Trindade é uma pedra de tropeço para muçulmanos, hindus, judeus e secularis- tas. Sempre foi e sempre será. Mas não é surpreendente o fato de que o único e verdadeiro Deus existe desde a eternidade de uma forma que leva nossa mente finita ao limite máximo. Basta dizer que a revelação de Deus por meio de Jesus Cristo é que Jesus é Deus, o Espírito é Deus, o Pai é Deus, e há um só Deus. Esse é o primeiro passo do argumento de Paulo no versículo 30: “Deus é um só”."
"Ele nos envia como seus mensageiros a cada religião e a cada grupo étnico com esta mensagem: “Tenho boas-novas para vocês! Deus declara a vocês que, muito embora tenham pecado contra ele e estejam sob sua ira, podem ser contados como justos, perdoados de todos os seus pecados, reconciliados com seu Criador e ter a vida eterna. O modo de alguém ser justificado diante de Deus é somente pela graça, somente pela fé em seu filho Jesus Cristo, que atuou na história de uma vez por todas a fim de pagar pelo pecado e providenciar a justiça. Se vocês crerem em Cristo, serão justificados gratuitamente pela sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus (Rm 3.24). Ele tirará a culpa de vocês. Ele lhes dará a vida eterna. Se vocês não se voltarem para ele somente pela fé, somente pela graça, com base somente em Cristo, permanecerão sob sua ira” (Jo 3.36)."
"Alguns dirão que essa exigência universal por arrependimento e fé em Jesus Cristo é arrogância e presunção. Mas um nome melhor para isso é amor. Sim, isso mina o pluralismo religioso e a arrogância étnica. O cristianismo não chega diante de outros sistemas religiosos e tenta substituir uma forma de trabalhar para Deus por outra. Ele chega com uma declaração de anistia. O único e verdadeiro Deus fez uma trégua ao custo da vida de seu próprio Filho. Ele oferece perdão a todos livremente e alegria eterna àqueles que confiarem em seu Filho."
"Não importa qual seja a cor da pele, os traços faciais, a textura do cabelo ou outras características genéticas ou culturais, todo ser humano de todo grupo étnico tem uma alma imortal à imagem de Deus: uma mente com poderes de raciocínio únicos como os de Deus, um coração com capacidade para fazer julgamentos morais e sentir afeições espirituais e um potencial para se relacionar com Deus que nos transforma à imagem de seu Filho, Jesus Cristo. Essa “imagem de Deus” é o que distingue o ser humano dos animais, os quais Deus também fez. Todo ser humano — qualquer que seja sua cor, forma, idade, sexo, inteligência, condições de saúde e classe social — é criado à imagem de Deus."
“todas as famílias da terra serão abençoadas por meio de ti” (Gn 12.3; cf. 18.18; 22.18; 26.4; 28.14;Jr 4.2; At 3.25; G13.8,16). Assim, quando o Messias veio, sua morte estava destinada a resgatar pessoas de todos os diferentes grupos étnicos do mundo. Percebemos isso quando desvendamos o sentido de Apocalipse 5.9: “foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação”. Deus pretende ter um povo redimido formado a partir de cada grupo étnico. Portanto, ninguém é desprezado, mas todos são recebidos de braços abertos em Cristo Jesus."
"Veja Salmos 96.1-4: Cantai um cântico novo ao Senhor, cantai ao SENHOR, todos os moradores da terra. Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; dia após dia, proclamai a sua salvação. Anunciai sua glória entre as nações, e suas maravilhas, entre todos os povos. Porque o Senhor é grande e digno de ser louvado, mais temível do que todos os deuses."
Como não se emocionar com essas importantes verdades e aí de mim se não anunciar... buscai-o enquanto há tempo.
Como não se emocionar com essas importantes verdades e aí de mim se não anunciar... buscai-o enquanto há tempo.
*trecho do livro O Racismo, John Piper
**flores da cunhada Zila
MilaResendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário