sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Verdades sobre o evangelho

"O evangelho não é uma ideologia. Ele não se apresenta como um conceito ao lado de tantos outros, para dar sua contribuição. As boas-novas de que Deus enviou ao mundo seu próprio filho, Jesus, para que morresse em lugar dos pe- cadores, suportasse a nossa pena, se tornasse nossa justiça perfeita, absorvesse a ira de Deus, nos tornasse justos diante dele pela fé somente e o ressuscitasse dos mortos triunfante sobre todos os inimigos — esse evangelho não se apresenta como uma ideologia, mas sim como poder sobrenatural."

"Quando essas boas-novas de salvação do nosso pecado e da ira de Deus são proclamadas no poder do Espírito, elas não vêm sob a forma de idéias convincentes que criam novos pensamentos; vêm como um poder sobrenatural que cria um novo homem. A Bíblia se refere a esse novo ser como alguém que foi regenerado, que nasceu de novo. “Fostes regenerados [...] pela palavra de Deus, que vive e permanece. [...] E essa é a palavra que vos foi evangelizada” (lPe 1.23-25). Esse novo homem viverá para sempre com Jesus no novo céu e na nova terra, quando “a própria criação [for] libertada do cativeiro da degene- ração, para a liberdade da glória dos filhos de Deus” (Rm 8.21)."

"O poder da cruz de Cristo, aplicado pelo Espírito Santo, não é uma nova filosofia, nem uma nova metodologia, nem muito menos uma nova convicção política, mas sim uma “nova criação” (G1 6.15). Nosso velho ser, descrente e insubmisso, morre, e um novo ser, humilde, cheio de fé e amoroso é criado pelo poder do Espírito Santo à imagem de Cristo, por meio do evangelho. “Já estou crucificado com Cristo. Portanto, não sou mais eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim. E essa vida que vivo agora no corpo, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (G1 2.19-20)."

"O evangelho não é uma exigência vinda dos céus acerca do que devemos fazer para ser salvos; é uma declaração vinda dos céus daquilo que Deus já fez para nos salvar. A boa-nova adicional é que não podemos conquistar aquilo que Deus fez por nós, mas apenas receber isso como uma dádiva. E mesmo esse recebimento — essa confiança — é uma dádiva de Deus. E graça e poder de Deus, do começo ao fim. É por isso que o evangelho constitui uma categoria própria. Ele não se encaixa em nenhuma política, ideologia, filosofia ou cultura, pois não é nada disso. É a intervenção de Deus que, com seu próprio poder, cria uma nova realidade espiritual — um novo ser. Esse novo ser está unido a Cristo, que ressuscitou dos mortos, de modo que a vida eterna está garantida e tudo o que Cristo é, ele é por você. Isso é algo absolutamente novo. 
Antes disso, estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Agora, porém, estamos vivos em Jesus Cristo. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas” (2Co 5.17). Temos paz com Deus. Cristo habita em nós.* Não mais pertencemos a nós mesmos. Jesus é nosso maior tesouro. E nossa maior alegria é estender aos outros essa alegria que temos em sua gloriosa graça." 

*grifo meu

Trechos extraídos do livro Racismo, John Piper, páginas 80 e 81.

MilaResendes 

Nenhum comentário: