terça-feira, 25 de abril de 2023

Fazendo parte do Corpo de Cristo

"...uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." Filipenses 3:13-14

"É dentro da comunidade cristã que poderemos desempenhar plenamente os dons com os quais o Espírito Santo nos equipou para a expansão do Reino de Deus. 
É também no contexto do Corpo que você poderá entender com mais clareza o chamado de Deus para sua vida. 
Foi o apóstolo Paulo quem primeiro descreveu o relacionamento dos salvos em Cristo como um organismo; e ele o faz exatamente na sequência do texto-chave deste livro:

"Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros." (Romanos 12:3-5)

Da mesma forma, Paulo olha para a igreja como um corpo porque entende que nenhuma parte é mais ou menos importante que a outra. 
Por isso, ordena que “ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter.” 
Nenhum de nós pode crescer na fé sem outros cristãos. 
Somos limitados no que podemos alcançar e compreender de Deus, o que nos torna dependentes uns dos outros, de uma maneira bela e nada doentia.

Não caia na mentira, que tem enganado a muitos, de que é possível ser cristão sozinho em casa. 
Ser cristão exige as duas atitudes: o estar sozinho em seu quarto, com a porta fechada, tendo um tempo entre você e Deus, como aconselhou Jesus no Sermão da montanha (Mateus 6:6), mas também fazer parte ativamente de uma comunidade cristã (Hebreus 10:25). 
Podemos experimentar o perfeito equilíbrio que há na Trindade entre individual e coletivo dentro do Corpo de Cristo."

Trecho do livro Desconforme-se, de Richarde Guerra. 

Coadunando com o mote do capítulo do livro do Richarde sobre estarmos no organismo vivo do Corpo de Cristo, da Noiva, a Igreja, compartilho o texto abaixo, também muito pertinente sobre os deveres dos Cristãos, para uns com os outros...

"DEVERES INERENTES AO CRISTÃO 
Texto de José Loures Rosa

1 Tessalonicenses 5:14
“Também exortamos vocês, irmãos, a que admoestem os que vivem de forma desordenada, consolem os desanimados, amparem os fracos e sejam pacientes com todos”. 

Cada crente tem um ministério a desenvolver na igreja, isto é, exercer uma função de servidor ou ajudador. O primeiro ministério que aparece no texto é o de “admoestar os que vivem de forma desordenada”, aqueles que são desorganizados na prática da fé, que em termos espirituais agem de forma precipitada, irregular ou incoerente. Estes devem ser admoestados, tratados de forma amigável, bondosa, com atitudes e palavras que visam a promoção da felicidade. 

Admoestar significa incentivar a uma mudança no modo de pensar e agir, fazendo de tudo, para que o “desordenado” permaneça nas fileiras da fé.  

O próximo ministério que o texto destaca é o de consolo ou encorajamento aos desanimados. Ao perceber o desânimo na vida de algum membro da igreja, este ministério deve entrar em ação imediatamente, pois o desânimo é contagioso e destrutivo. O desânimo figura entre os mais perigosos ardis de Satanás e deve ser combatido com vibrante e inabalável fé, pois conhecemos as intenções do diabo que são: “roubar, matar e destruir” (Jo.10:10). O desânimo faz parte daquela casta que muitas vezes precisa ser tratada com oração e jejum. 

Na sequência dos deveres inerentes à vida cristã, vem o devido amparo ou ajuda aos fracos na fé. O fraco na fé deve ser aceito, acolhido, sem debate sobre assuntos questionáveis, sem discutir as opiniões dele. A crítica é algo que devemos evitar no trato com os fracos. Todas as atitudes e palavras do cristão devem ter como objetivo principal a edificação da igreja em todos os seus aspectos. 

Em Rm.14:1 aprendemos como lidar com os fracos: “Aceitai o que é fraco na fé, sem a preocupação de debater assuntos controvertidos” (KJV), sem discutir “as opiniões dele acerca do que é certo ou errado” (NVT). E na NAA lemos: “Acolham quem é fraco na fé, não, porém, para discutir opiniões”. E a NTLH encontramos esta lição nos seguintes termos: “Aceitem entre vocês quem é fraco na fé sem criticar as opiniões dessa pessoa”. Resumindo Rm.14:1: AMEM OS FRACOS NA FÉ. Finalmente o texto diz: “sejam pacientes com todos”. A versão ARA em lugar de “pacientes” diz “longânimos”. 

Neste mundo onde a arrogância ou presunção são vistos como qualidades ou símbolos de poder, a longanimidade é vista como fraqueza. Mas na verdade, a longanimidade é sinônimo de grandeza de alma. A paciência perdoa uma ofensa passageira, e a longanimidade é capaz de tolerar e perdoar ofensas que perduram por dias, semanas, meses e até anos. É por isso que ela figura entre os gomos do “fruto do Espírito” (Gl.5:22, ARA e NAA), e só pode ser cultivada e praticada por meio dAquele que nos fortalece (Fp.5:14). 

Fraternalmente em Cristo – pastor Loures."

Texto extraído do fb/vivifica-me 

*imagem: Comunidade Evangelica Koinonia Gravataí/RS

MilaResendes 

Nenhum comentário: