sexta-feira, 11 de maio de 2012

Pelo Meu direito de não querer ter filhos

"Pelo Direito de Não Querer Ter Filhos

Por mais que nos consideremos seres livres, estamos presos à amarras invisíveis que se apoiam na desculpa das tradições culturais. Ter filhos é uma delas. Por mais que estejamos vivendo num período em que preconceito com quem questiona o padrão nesse quesito começa entrar em processo de queda, muita gente ainda te olha como um extraterrestre quando você pronuncia as palavras: "Eu não quero ter filhos."

Ter filhos sempre foi uma tradição muito cultuada e esperada na sociedade. Tanto é que um dos papéis principais de nossas mães e avós era parir e cuidar dos filhos. Além de cuidar da casa, essa era a função principal de todas as mulheres – muitas delas nem tinham o direito de questionar se queriam realmente ser mães. Esse comportamento se explica pois ele segue a ordem de evolução da natureza – machos caçam e espalham os seus espermatozóides para o maior número de fêmeas que conseguirem na vida. A fêmea aguenta o filhote no bucho, dá a luz, cuida da cria enquanto o macho sai em busca de alimento. Mas temos que ter muito cuidado ao criar conceitos tão importantes para nossas vidas, nos baseando na realidade dos outros animais. As pessoas não precisam mais se preocupar em reproduzir desesperadamente, porque já conquistamos nosso espaço como espécie e principalmente pelo fato que o mundo já está superlotado. Nossa realidade hoje é outra.

Não estou dizendo aqui que as pessoas devem parar de dar cria. Imagina. As gerações precisam continuar, a economia precisa de mão de obra jovem, criança é vida. Mas isso não significa que TODO MUNDO precise fazer isso. Só que algumas pessoas ainda não perceberam isso, e nem se questionam realmente se se consideram preparadas para colocar mais um ser no mundo, em questões financeiras e (principalmente) de sanidade mental. Sério. Tem gente que não dá conta nem da própria vida e quer mesmo ser responsável pela criação de uma outra, ou, nos casos mais dramáticos, de muitas outras. Fico me perguntando: se de repente não querer ter filhos fosse visto como uma escolha tão comum quanto não querer pintar as unhas do pé, quantas pessoas teriam escolhido resolver seus problemas primeiro em vez de envolver mais um serzindo neles? Ou seja, a questão não é não ter filhos – é ter o direito de escolher se quer tê-los, sem precisar prestar contas para um monte de gente.

A escolha de querer ter filhos precisa vir de dentro (não só do chamado do corpo, mas também das condições da mente), e não de imposições sociais ou familiares. Assim como casar na igreja, ou morar junto, as pessoas precisam entender que a realidade de hoje é diferente, e que esses conceitos podem e devem ser revistos, para que sejam ajustados da melhor forma a realidade de cada um – hoje. Fazer as nossas escolhas em vez de ir pro caminho que o vento te leva, é a maior garantia de uma vida mais feliz e, o mais importante, com menos arrependimentos." [texto retirado da internet]


#Quis compartilhar esse texto com vocês, pois é como me sinto. Desde muito jovem tenho essa realidade muito bem delineada na minha mente: não tenho pretensão de ter filhos. Tenho duas irmãs e cada uma das minhas irmãs tem uma filha, e amo minhas sobrinhas, mas um filho meu... não, não tenho vontade.

:)

2 comentários:

Ana disse...

sou como tu, não digo nunca mas a verdade é que em 28 anos de vida nunca tive esse apelo, quero adotar uma criança, assim sempre me imeginei sendo mãe, mas estar grávida, sentir uma vida a crescer dentro de mim é coisa que não me imagino a fazer, não tenho essa vontade. e, tal como respeito quem quer ter também gosto que me respeitem, mas a verdade é que a maioria das vezes que digo que quero adotar uma criança mais crescida em vez de ter um filho biológico as pessoas olham-me como se eu fosse maluca:)

Milaresendes disse...

Aninha, te desejo toda a sorte do mundo nas tuas escolhas... és uma pessoa muito especial que merece tudo de melhor que a vida puder te ofertar.
Bjkas
Mila