quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Cuidar da natureza é também anunciar o Evangelho

Eu creio!

"Desse modo, apesar de a fé cristã possuir, a partir do mandato cultural, um ponto de contato com a agenda ambientalista acerca do cuidado com a natureza, há uma clara ruptura com a narrativa de que eventuais mudanças climáticas poderiam tornar a Terra inabitável e insustentável." 

"Tal perspectiva de catástrofe climática corre atualmente na cultura popular e é muito comum em filmes de ficção, por exemplo, em cujos tramas o nosso mundo entra em colapso devido a uma reação do meio-ambiente ao desiquilíbrio ecológico provocado pelo homem, e que geralmente é seguido por uma esperança escatológica de recomeço da vida em outro planeta – como em Insterstellar."

"Tal entendimento não é bíblico. 
O homem não tem poder para abalar o clima a ponto de mudar os tempos e tornar a Terra improdutiva, pois não tem poder de mudar a promessa de Deus para a humanidade, de que sempre haverá plantio, colheita, frio, calor, verão, inverno, dia e noite." 

"Em Salmos 75.3, o Senhor diz: 
“Vacilem a terra e todos os seus moradores, ainda assim eu firmarei as suas colunas”."

"E Eclesiastes 1.4 reproduz essa promessa na prática: 
“Gerações vêm, gerações vão, mas a terra permanece a mesma”."

"Ainda, é importante salientar que nossa esperança escatológica está na volta de Cristo, que fará novas todas as coisas. 
A própria natureza aguarda essa renovação com grande expectativa, conforme Paulo afirma em sua epístola aos Romanos:"

"Pois a criação aguarda ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à inutilidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação seja libertada do cativeiro da degeneração, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Pois sabemos que toda a criação geme e agoniza até agora, como se sofresse dores de parto." 
(Romanos 8.19-22)

"Apesar de podermos ter a certeza sobre a estabilidade das estações e das colheitas, e de que a natureza também será um dia liberta dos efeitos da Queda na volta de Cristo, a nossa responsabilidade não diminui. 
Ao contrário, tudo isso coloca mais peso à incumbência de sermos mordomos (administradores) de uma criação tão bela e perfeita, posto que temos um tesouro dessa magnitude em nossas mãos, confiado a nós pelo seu próprio dono."

"Entendemos, portanto, que nosso dever de cuidado com a natureza não é apenas material, como se falharmos, poderíamos fabricar uma nave espacial e colonizar outro planeta. 
O peso dessa responsabilidade é espiritual, e não há viagem sideral que nos permita fugir dela. 
Se os construtores da torre de Babel acabaram confundidos quando tentaram se fazer iguais a Deus ao construir uma edificação tão alta que, conforme é possível conjecturar, os permitisse escapar de um outro dilúvio; não podemos pensar que não será assim para aqueles que desconsideram hoje o dever incumbido a nós por Deus, e simplesmente continuam multiplicando sua maldade e sua jactância sobre o mundo pensando que conseguirão simplesmente escapar para o espaço caso a Terra passe por algum tipo de destruição."

(...)

"A Igreja deve aproveitar o despertamento da sociedade para as pautas ambientais a fim de mostrar que nossa responsabilidade é maior do que manter um lugar habitável, mas, além disso, é também tomar conta dele de forma a refletir a glória de seu Criador. 
E a melhor maneira de fazer isso é pela pregação de arrependimento através da proclamação do evangelho, freando juntamente a propagação da maldade sobre o mundo."

"Jesus mesmo disse, em Mateus 24.14: 
“E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”." 

"Assim, a própria esperança escatológica de redenção da natureza é ligada à pregação da Palavra de Deus."

"Temos, então, o dever de bem cuidar da Criação e proclamar o Evangelho, para que a Terra seja coberta do conhecimento da glória do Senhor. 
Enquanto mordomos de um planeta que o Senhor prometeu que não irá falhar para dar o sustento que necessitamos para a vida, a aliança noética nos leva, desse modo, a perseguir esta esperança em Cristo, de que Ele fará novas todas as coisas."

WARTON HERTZ

MilaResendes 

Nenhum comentário: