domingo, 15 de abril de 2012

Na Tailância já é 2555!


Gosto de notícias de coisas interessantes e que geralmente são bem fora do meu cotidiano. Hoje é o último dia na Tailândia das comemorações do início do ano de 2555; sim, você leu bem: dois mil quinhentos e cinquenta e cinco!

Resumindo:

Songkran (Renovação) é o nome do antigo ano novo tailandês, que este ano entra no ano de 2555 (pelo calendário lunar).
As festividades marcam o nascimento de Buda e acontecem no mês de abril, de 13 a 15, e correspondem ao Ano Novo Budista.
O princípio do Songkran é a tradição e a forma do povo tailandês agradecer à divindade do Buda pela graça concebida da dádiva das chuvas que fizeram abundância de arroz e frutos nas terras sob sua proteção.
Milhões de fiéis vão aos templos budistas para colocar água na imagem do Buda, afim de receberem as suas bençãos para que os guie no bom caminho durante o ano que se inicia.
Confesso que fico impressionada com determinadas tradições dos povos, imagine em pleno século XXI [pelo menos nosso] do dito mundo ocidental, conceberem e respeitarem a idéia de que toda uma população de um País estão mais de quinhentos anos a nossa frente... Não sei, é meio doido... algumas horas a mais ou a menos no fuso horário, tudo bem, agora anos, convenhamos que é bem estranho.

:)

3 comentários:

Ana disse...

realmente é muito estranho mas é uma religião/filosofia da qual gosto muito, muito amiga da paz e do respeito mútuo:)
beijos e boa semana

Turista disse...

Querida Mila, não sabia, desta tradição da Tailândia. :)
temos a tendência a tornar a nossa civilização o centro do Mundo e o resto por vezes passa-nos um pouco ao lado...
Beijinhos.

Milaresendes disse...

Pois é Ana e Manuela, eu também fiquei bem impressionada com esse calendário tão "avançado" ao nosso... [pelo menos em número de anos]
Bjkas
Mila