quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval

O carnaval já está batendo a porta... nos noticiários, nas chamadas da tv, nos jornais, nas revistas... Dicas de make, cabelo, roupas leves e fantasias caprichadas... tudo nos remete a essa festa tradicionalmente brasileira.



O Carnaval é a festa popular brasileira mais famosa em todo o mundo. A origem mais provável de seu aparecimento por aqui é o entrudo português, que aglutinava várias brincadeiras, muitas delas gerando violência. Porém, o mais comum eram as pessoas atirando água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras.

O Carnaval anuncia a chegada da Quaresma, período no calendário da Igreja Católica consagrado à penitência e ao jejum. Antigamente, a Igreja recomendava aos católicos que ficassem toda a Quaresma sem comer carne. Hoje esta proibição restringe-se à Sexta-feira Santa.
Por isso, o Carnaval no Brasil acontece sempre em fevereiro ou março, nos dias que antecedem a Quaresma. É uma festa móvel, ou seja, não tem data fixa.


Essa mudança ocorre por que todos os feriados ligados a igreja são calculados em função da data da Páscoa, o feriado mais importante do Cristianismo. Agora você deve estar se perguntando: “Mas como se calcula a data do Carnaval baseado na Páscoa?”.
A explicação é que a Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), então a terça-feira de Carnaval ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.
O carnval será nos dias 5, 6, 7 e 8 de março de 2011.

Aqui em Porto Alegre tem desfile no Porto Seco que é um local (arremedo de Sapucaí) onde as escolas do grupo especial e acesso se apresentam com transmissão da RBSTv; e também existem blocos e escolas que desfilam em cidades tipo Pelotas e Uruguaiana que tem um carnaval forte. No restante, fica restrito aos Clubes que ainda realizam os bailes de carnaval voltados para as crianças e suas fantasias lindinhas...
Bem, confesso que não sou aficcionada em carnaval. Acho legal ver nas mídias o carnaval da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro e só.




Legal mesmo é o feriado, aproveitar para relaxar e viajar (sempre que possível) esse ano vamos aproveitar o calor para descansar nas águas, jogar uma canastra, beber um pouquinho, comer um churrasco e de quebra quem sabe cantar um pouco no videokê...




Ótimo Carnaval para todos!
Seja na Bahia com Daniela Mercury, Claudia Leite ou Ivete Sangalo; seja no Rio de Janeiro e São Paulo com os artistas e famosos que desfilarão nas escolas dos grupos especiais; ou simplesmente na cidadezinha mais retirada agora o ritmo dominante é o do carnaval! 

Nenhum comentário: