quarta-feira, 12 de julho de 2023

Que grande lição!

"Ele me faz..." 
"Ele me guia..." 
"Ele refrigera a minha alma..." 
"Tu estás comigo..." 
"A tua vara e o teu cajado me consolam..." 
"Preparas uma mesa..." 
"Unges a minha cabeça..." 
Salmo 23... 

Deus odeia a arrogância. 
Ele odeia a arrogância porque não temos feito coisa alguma pela qual sermos arrogantes.  

Por que Deus tem algo a fazer conosco? Por amor do seu nome. 
Nenhum outro nome em cartaz. 
Nenhum outro nome em destaque. 
Nenhum outro nome na primeira página.
Tudo é feito para a glória de Deus. 

A exaltação aumenta a nossa cabeça e encolhe o nosso cérebro, e logo começamos a pensar que temos algo a ver com a nossa sobrevivência. 
Bem rápido nos esquecemos de que fomos feitos do pó, e resgatados do pecado. 

Logo começamos a orar como o companheiro na reunião do partido político religioso: 
"Deus, obrigado porque no mundo há pessoas como eu. 
O homem da esquina carece de assistência social - eu não. 
A prostituta da rua tem AIDS - eu não. 
O bêbado no bar necessita de álcool - eu não. 
A convenção dos gays precisa de moralidade - eu não. 
Te agradeço porque no mundo há pessoas como eu". 

Afortunadamente, havia um homem na mesma reunião que desviara todo o aplauso. 
Contrito demais até para levantar os olhos ao céu, ele curvou-se e orou: 
"Deus, tenha misericórdia de mim, pecador. 
Como o meu irmão depende da previdência social, eu dependo da tua graça. 
 Como a minha irmã com AIDS, estou infectado com enganos. 
Como o meu irmão que bebe, preciso de algo que me alivie a dor. 
E assim como Tu amas e dás direção ao gay, concedeme o mesmo. 
Tenha misericórdia de mim, pecador". 

Após contar uma história semelhante a esta, Jesus declarou: 
"Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado" 
(Lc 18.14). 

Com a mesma intensidade com que odeia a arrogância, Deus ama a humildade. 
O mesmo Jesus que disse: 
"Sou manso e humilde de coração" (Mt 11.29), ama aqueles que são mansos e humildes de coração. 
"Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde" (Sl 138.6). 

Deus afirmou: 

"Habito com o contrito e abatido" 
(Is 57.15). 

Ele também disse: 

"Eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito" 
(Is 66.2). 

E aos humildes, Deus dá grandes tesouros: 
Ele dá honra: "Diante da honra vai a humildade". 
Ele dá sabedoria: "Com os humildes está a sabedoria" (Pv 11.2) 
Ele dá direção: "Aos mansos ensinará o seu caminho" (Sl 25.9). 
E o mais importante, Ele dá graça: "Deus dá graça ao humilde" (1 Pe 5.5). 
E esta segurança: "Ele adornará os mansos com a salvação" (Sl 149.4). 

O apóstolo Paulo foi salvo através de uma visita pessoal de Jesus. Ele foi levado até o céu e tinha poder para ressuscitar mortos, mas quando se apresentava a si mesmo, não mencionava nada disso. 
Ele simplesmente dizia: 

"Paulo, servo de Deus" 
(Tt 1.1). 

João batista era parente sanguíneo de Jesus e foi o primeiro evangelista da história. Contudo, ele é lembrado nas Escrituras como aquele que decidiu: 

"E necessário que ele cresça e que eu diminua" 
(Jo 3.30). 

Deus ama a humildade. 

Considere o seu sucesso e conte o seu dinheiro num cemitério, e lembre-se que nenhum dos dois será enterrado com você. 

"Como saiu do ventre de sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e nada tomará do seu trabalho que possa levar na sua mão" 
(Ec 5.15)

Esta foi a instrução de Jesus aos discípulos: 

"Assenta-te no derradeiro lugar, para que quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa" 
(Lc 14.10). 

Viva ao pé da cruz. 
Paulo afirmou: 
"Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo". 

Você sente necessidade de afirmação? 
Sua auto-estima carece de atenção? 
Você não precisa apresentar nomes ou exibir-se. 
Você necessita apenas de uma pausa ao pé da cruz, e de ser lembrado disso: O criador das estrelas preferiu morrer por você, a sem você. E isto é fato. Então, se você precisa gabar-se, gabe-se disso."

Trecho do livro Aliviando a bagagem, de Max Lucado. 

MilaResendes 

Nenhum comentário: