quinta-feira, 15 de junho de 2023

Sozinho, mas nunca solitário; cap. 3 Você vai sair dessa!, Max Lucado

"O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou." (Gênesis 39:2)

É aqui que a história de José se separa dos livros de autoajuda e das fórmulas que prometem o segredo do sucesso ao apontar para um poder interior (“cave mais fundo”). 
A história de José aponta em outra direção (“olhe mais para cima”). 

José teve sucesso porque Deus estava presente. 
Deus estava para José como um cobertor para um bebê — Deus o envolvia por completo. 
Será que ele não pode fazer o mesmo por você? 
Eis aqui você na sua própria versão do Egito. 
Tudo parece estranho. 
Você não conhece a língua. 
Você nunca precisou estudar o vocabulário da crise. 
Você se sente longe de casa, completamente sozinho. 
Não há dinheiro. 
Nem esperança. 
Muito menos amigos. 
O que sobra? 
Deus.

Você jamais conseguirá chegar aonde Deus não está. 

...todas as pessoas podem desfrutar da presença de Deus. 
Mas muitos não o fazem. 
Muitas pessoas se arrastam pela vida como se não houvesse Deus para dar amor. 
Como se a única força de que precisam fosse a sua própria força. 
Como se a única solução viesse de dentro, não de cima. 
Essas pessoas vivem uma vida sem Deus. 
Mas há muitos Josés entre nós: pessoas que sentem, veem e ouvem a presença de Deus.

Transforme a presença de Deus em uma paixão. 
Como? Seja mais esponja e menos pedra. 
Jogue uma pedra no oceano; o que acontece? A superfície da pedra se molha. O exterior pode até mudar de cor, mas a parte de dentro permanece intacta. 
Porém, jogue uma esponja no oceano e veja como se transforma: ela absorve a água. O oceano penetra em cada poro e transforma a essência da esponja. 

Deus está ao nosso redor do mesmo jeito que o oceano Pacífico recobre uma pedrinha no leito do mar. 
Ele está em todo lugar — acima, abaixo, por todos os lados. 
Podemos escolher a resposta que damos — pedra ou esponja? Resistir ou receber? 
Todos os seus sentimentos dizem: Endureça o coração; “Corra da presença de Deus; resista a Deus; jogue a culpa em Deus.” 
Tome cuidado. 
Um coração endurecido nunca se cura. 
Os corações transformados em esponja, sim. 
Abra cada poro da sua alma para a presença de Deus. 

Vou mostrar como. Declare a vontade pela proximidade de Deus. 

“Nunca o deixarei, nunca o abandonarei” (Hebreus 13:5). 

Em grego, essa passagem contém cinco negativas. 
Ela poderia ser traduzida como:

“Não desejo não te deixar; também não deixo de não desejar, não te abandonar”.

Agarre--se a essa promessa como se fosse um paraquedas. 
Repita para si mesmo de novo e de novo até que ela silencie as vozes do medo e da angústia. 

“O SENHOR, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria” (Sofonias 3:17).

Deus está perto quer você esteja feliz ou não. 
Às vezes, é preciso levar os sentimentos para dar uma volta e ter uma boa conversa com eles. 
Agarre-se ao caráter divino. 

Pegue a sua Bíblia, faça uma lista das qualidades mais profundas de Deus e grave essa lista no coração. 
A minha lista é esta: 

Ele ainda é soberano. 
Ele ainda conhece o meu nome. 
Os anjos ainda respondem ao chamado dele. 
O coração dos poderosos ainda obedece ao comando divino. 
A morte de Jesus ainda salva almas. 
O Espírito de Deus ainda habita os santos. 
O Céu ainda está a algumas batidas de coração de distância. 
A sepultura ainda é uma morada temporária. 
Deus ainda é fiel. 
Ele nunca se deixa pegar desprevenido. 
Ele usa tudo para a sua glória e para fazer o bem a mim. 
Ele usa a tragédia para realizar a sua vontade, que é boa, perfeita e agradável. 
A tristeza pode chegar com a noite, mas a alegria chega junto com a manhã. 
Deus rende frutos em meio à aflição.

Nos tempos de mudança, agarre-se firmemente ao caráter imutável de Deus. 
Quando tudo ao redor da alma revolve, ele é a minha esperança e morada. 
Ore para expelir a dor. 
Bata na mesa. 
Ande para lá e para cá na grama. 
É hora de fazer orações sinceras e obstinadas. 
Está bravo com Deus? 
Decepcionado com a estratégia dele? 
Irritado com as escolhas divinas? 
Faça com que ele saiba. Faça com que ele ouça! 
Foi o que fez Jeremias. 
O antigo profeta pastoreava nos arredores de Jerusalém durante um período de colapso econômico e de incertezas políticas. Invasões, desastres, exílio, fome, morte — Jeremias passou por tudo isso. 
A sua devoção era tão cheia de reclamações que as suas orações formam um livro chamado Lamentações. 

"[Deus] me impeliu e me fez andar na escuridão, e não na luz; sim, ele voltou sua mão contra mim vez após vez, o tempo todo. Fez que a minha pele e a minha carne envelhecessem e quebrou os meus ossos. Ele me sitiou e me cercou de amargura e de pesar. Fez-me habitar na escuridão como os que há muito morreram. Cercou-me de muros, e não posso escapar; atou-me a pesadas correntes. Mesmo quando chamo ou grito por socorro, ele rejeita a minha oração." (Lamentações 3:2-8)

Mas por que Deus colocaria o livro das Lamentações na Bíblia? 
Talvez para convencer você a seguir o exemplo de Jeremias? 
Vá em frente, registre a sua reclamação. 

“Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia” (Salmos 142:2). 

Deus não vai dar as costas para a sua raiva. 
Até mesmo Jesus ofereceu orações “em alta voz e com lágrimas” (Hebreus 5:7). 
É melhor levantar o punho para Deus do que dar as costas a ele. 
Como disse Agostinho: “Quão fundo nas profundezas estão aqueles que não gritam de lá”.

Ele está esperando você, meu amigo. 
Se a história de José pode servir como precedente, talvez Deus possa usar o Egito para lhe ensinar que ele está ao seu lado. 
Mesmo que a sua família desapareça. 
Mesmo que você não tenha mais apoio. 
Mesmo que os conselhos sequem. 
Mas Deus nunca sai do mesmo lugar. 
A promessa ainda está de pé: 

“Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá” (Gênesis 28:15).

Trecho do Cap  3 do livro Você vai sair dessa!, Max Lucado. 

MilaResendes 

Nenhum comentário: