segunda-feira, 13 de março de 2023

Apropriação diária do Evangelho

"Eu começo meu tempo com Deus revendo o evangelho e me apropriando dele. Visto que o evangelho é somente para pecadores, venho a Cristo como alguém que ainda comete pecados. De fato, habitualmente uso as palavras do publicano que esteve no templo e clamou: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” (Lc 18.13)."

"É importante que nos acheguemos a Deus, antes de tudo, por nos apropriarmos do evangelho, visto que é por meio de Cristo que temos acesso a Deus, o Pai. Paulo disse: “Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” (Ef 2.18). Não podemos ir diretamente a Deus. Temos sempre de fazer isso por meio do sangue de Jesus Cristo. Deus não somente permite achegar-nos a Si; de fato, ele nos convida a fazer isso." 

"Assim, à medida que nos apropriamos do evangelho, ele nos dá a confiança de entrarmos na própria presença de Deus, para que tenhamos comunhão com Ele. Por isso, precisamos aprender a viver pelo evangelho cada dia de nossa vida."

"E o que podemos dizer sobre o tempo desde a nossa conversão até ao momento em que habitaremos com o Senhor? Para a maioria dos crentes, esse é um tempo de relacionamento baseado no desempenho. Esse é o motivo por que necessitamos de uma apropriação diária do evangelho, porque é peculiar à nossa natureza o afastar-nos em direção a um relacionamento baseado no desempenho."

"O que resolve essa tensão é o evangelho, o qual nos recorda que nossos pecados são perdoados e estamos vestidos da justiça de Jesus Cristo." 

"Queremos agradar a Deus, mas queremos parecer bons nesse processo. Devemos nos aproximar do Senhor e Lhe falar: “Senhor, achego-me a Ti como alguém que ainda comete pecados, mas olho para Jesus, seu sangue derramado, sua obediência perfeita, sua vida justa que me foi creditada. E vejo-me diante de Ti vestido da justiça de Jesus”. É isso que o fará levantar da cama, com ânimo, todas as manhãs. Isso o deixará estimulado em relação à vida cristã, quando você se perceber diariamente vestido da justiça de Cristo. Isso o guardará de amar o mundo. Você não pode amar o evangelho e amar o mundo ao mesmo tempo. Portanto, uma apropriação diária do evangelho o impedirá de afastar-se da rota."

"B. B. Warfield, professor no Princeton Theological Seminary, escreveu estas palavras: “Temos sempre de ser aceitáveis por causa de Cristo, pois, do contrário, nunca o seremos de modo algum”. Ele continuou (e isso é importante): “Isso é verdade a respeito de nós não somente quando cremos. É verdade também depois que cremos. E será verdade enquanto vivermos. Nossa necessidade de Cristo não cessa em nosso ato de crer. E a natureza de nossa relação com ele ou com Deus, por meio dele, jamais se altera, não importando nossas conquistas nas virtudes cristãs ou nosso desempenho no comportamento cristão”."

"Isso é o que significa viver pelo evangelho. Essa é a razão por que precisamos nos apropriar do evangelho todos os dias de nossa vida, pois Deus nos aceita tão-somente por causa de Cristo. Deus nos vê revestidos da justiça de Cristo e quer que nos vejamos também assim, de modo que nos acheguemos com base nisso e procuremos nos relacionar com ele por meio dos méritos do Senhor Jesus Cristo e não por meio de nossas próprias obras."

"A nossa natureza pecaminosa acha que temos de ganhar, de algum modo, o favor de Deus por meio de nosso trabalho árduo ou de nossa fidelidade. Ora, queremos ser fiéis, desejamos trabalhar arduamente, mas não para ganharmos a aprovação de Deus, e sim porque já temos a aprovação de Deus. Uma apropriação diária do evangelho é essencial para perseverarmos até ao fim."

Trecho do livro Firmes, John Piper e Justin Taylor. 

MilaResendes 

Nenhum comentário: